Clãs no Castelo de Edimburgo pela primeira vez desde a Revolta Jacobita

Por Alison Campsie para Scotsman

Chefes de clãs escoceses chegando ao Castelo de Edimburgo pela primeira vez desde a Rebelião Jacobita de 1745.

Chefes de clãs escoceses regressaram ao Castelo de Edimburgo pela primeira vez desde a Rebelião Jacobita de 1745.

Mais de 30 membros de clãs, homens e mulheres, marcharam para o Grande Salão em Edimburgo pela primeira vez desde a tentativa de cerco ao castelo pelas forças militares do Bonnie Príncipe Charles.

Acredita-se ser a única ocasião em que os clãs foram publicamente recebidos na fortaleza.

Hoje, os visitantes reuniram-se no Grande Salão que um dia, seus antepassados tentaram atacar.

A visita foi organizada pelo Royal Edinburgh Military Tattoo antecedendo o evento que ocorrerá no verão escocês, onde chefes de clãs serão convidados a levar seus membros para a esplanada do castelo pela primeira vez.

Um total de 57 clãs serão devidamente representados com membros de todo o mundo que irão participar do evento.

O Brigadeiro David Allfrey, chefe executivo e produtor do Royal Edinburgh Military Tattoo, afirmou: “O Castelo de Edimburgo esteve no centro de tantos acontecimentos notáveis ao longo dos anos e é maravilhoso saber que veremos outro marco na história, neste verão.

“Eu me pergunto o que os antepassados ​​dos chefes dos clãs e os líderes das famílias pensariam se eles pudessem testemunhar vários de seus descendentes sendo recebidos no Grande Salão?”

Sir Malcolm MacGregor, presidente do Conselho Permanente de Chefes Escoceses, disse que será uma “grande honra” participar do Royal Military Tattoo este ano.

“Haverá representantes de clãs de todo o mundo, conforme o destaque internacional do Tattoo, e com a atual rede mundial de clãs .”, disse ele.

“Para os clãs participantes, será um sonho realizado marchar para a esplanada do Castelo de Edimburgo, um local que, ao longo dos séculos, tem sido o centro das histórias dos clãs.”

“O tartã terá destaque na caracterização dos clãs para a ‘Garb of Old Gaul’ (música patriótica). O importante tecido, que foi usado pelos clãs e regimentos escoceses desde o período jacobita do século 18, estará em plena exibição e será usado com grande orgulho.”

Os organizadores disseram que a reunião de hoje foi uma demonstração da força da lealdade dos clãs que ainda sobrevivem na Escócia, são mais de 350.

Em setembro de 1745, mais de 900 membros de clãs das Terras Altas marcharam para a cidade de Edimburgo para cercar o castelo.

Mesmo tendo dominado Edimburgo e Holyrood, eles nunca foram bem sucedidos em dominar o castelo como militares, o governador na época, não entregaria o castelo à Bonnie Príncipe Charlie e seus homens.

O General Mike Riddell-Webster, governador do castelo de Edimburgo, acrescentou: “Acredito que o castelo foi sitiado 23 vezes ao longo de sua história” e afirma ser “o lugar que mais foi sitiado na Grã-Bretanha e um dos mais atacados no mundo.”

Ele disse que cerca de 200 membros de clãs, homens e mulheres, serão recebidos no castelo em todas as noites do Tattoo, neste verão.

“Desta vez, porém, espero que tudo seja pacífico”, acrescentou.

Fiona Hyslop, Ministra da Cultura e das Relações Exteriores, declarou: “Os clãs são parte integrante do nosso rico patrimônio, com suas histórias que fazem parte da Escócia. Os clãs geram um interesse significativo na emigração internacional e eu os parabenizo com o seu envolvimento no Tattoo deste ano.”

“Estou muito feliz que iremos receber os chefes de clãs e seus membros no Grande Salão em agosto — serão 57 clãs representados, ao todo.”

“Todos deram grande apoio a esta iniciativa que, acredito, oferece uma oportunidade maravilhosa de fortalecer os laços entre as grandes famílias escocesas e os seus amigos e parentes em todo o mundo”.

Tradução: Samara FFernandes

Fonte: Scotsman

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s