Caitriona Balfe e Sam Heughan fazem suas considerações sobre o reencontro de Claire e Jamie

Por: Laura Prudom | 22 de outubro de 2017

ATENÇÃO: ESSA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO 3X06 “A. MALCOLM”

Imagem: STARZ

Outlander finalmente nos deu o reencontro que esperamos cinco episódios (um tempo, com certeza, mais preferível aos 20 anos que Claire e Jamie tiveram que sofrer separados).

“A. Malcolm” foi super estendido a 74 minutos para dar a Claire e Jamie (e nós) uma ampla oportunidade de … cof cof … se atualizarem— o que foi tão bom, considerando a frequência com que foram interrompidos ao longo do episódio.

A linha narrativa do episódio 3×06 — além da simples expectativa do reencontro físico de Claire e Jamie — traçou seus passos na tentativa de uma reconexão emocional.

Assim como Jamie pontuou, com uma honestidade dolorosa, eles se conhecem menos agora, depois de 20 anos de experiências de vidas separadas, do que quando se casaram. Isso resultou em alguns momentos lindamente estranhos (e um pouco tristes) de como o casal estava se reaprendendo— como o instinto de Jamie de se virar por pudor quando ele teve que tirar suas calças na frente de Claire, apesar dela já ter um dia, visto tudo.

“Acho que quando Claire volta … bem, ela é uma mulher que colocou toda sua vida romântica e sexual de lado, durante uma boa parte desses 20 anos. Obviamente, isso lhe dá uma leve rigidez”, diz Caitriona.

“Eu acho que é essa coisa, quase como quando você vai para a casa da sua família. Todos nós meio que retornamos e mesmo que haja esse receio no começo com Jamie, uma vez que eles estão na companhia um do outro, tudo isso começa a ir embora rapidamente”, conclui a atriz.

Jamie teve muitos pseudônimos ao longo da série e o episódio 6, apresenta mais um: o título, “A. Malcolm”. Sam Heughan nos conta que ele aproveitou a oportunidade para explorar outra nova faceta de seu personagem em uma temporada que já estava cheia de transições.

“Eu adoro esse episódio porque é como se tivéssemos perdido os passos do Jamie. Ele passou por essas diferentes experiências de ser pessoas diferentes. Obviamente, ele é Jamie Fraser, então é um fora da lei — o Dunbonnet — e outra hora é Mac Dubh, depois é Mac para Willie. Então, ele torna-se essas pessoas e, finalmente, o encontramos como Alexander Malcolm, esse mestre-impressor”, diz Sam. “Adorei essa primeira cena no episódio 6, onde ele está indo para o seu negócio diário na gráfica. Eu pensava comigo mesmo: ‘Quem é ele agora?’ E foi tão divertido pensar sobre o que está acontecendo na vida dele desde a última vez que o vimos.”

“Quando a Claire reaparece, é um choque do passado e do futuro. Ela transforma o mundo todo dele de cabeça para baixo, exatamente como aconteceu na 1ª temporada”, diz Sam.

Muitos dos momentos na gráfica foram tirados diretamente de “O Resgate no Mar” de Diana Gabaldon, mas os produtores decidiram se desviar do romance em uma parte importante— depois que Claire disse a Jamie sobre sua filha, Brianna, ele abriu o jogo sobre o fato dele também ter um filho, Willie. Essa é uma revelação que vem muito mais tarde no livro, mas a produtora executiva Maril Davis argumenta: “Quando ela revela sobre Brianna, eu apenas acho que ele se sente como ‘eu quero compartilhar isso e tirar esse peso das minhas costas’ e assim, não manter muitos segredos logo de cara. (Isso não significa que ele não tenha outros segredos, é claro.)”

Balfe observa que, após 20 anos de separação, é inevitável que Claire e Jamie se colocassem no pedestal, mas ela nota que é difícil para qualquer pessoa cumprir esses ideais românticos.

“Há essa emoção inicial e … é quase como se o tempo não tivesse passado. Então, você tem que começar a aprender quem é essa pessoa novamente. É como uma reapresentação completa e, infelizmente, ambos mudaram”, diz Caitriona. “Seria ridículo imaginar que Jamie não tenha vivido uma vida e Claire, a sua. Acho que às vezes é difícil igualar a pessoa que está na sua frente com a imagem que tem dela na sua cabeça, mas eles conseguem fazer isso”.

Heughan revela que, nesse ponto de sua vida, Jamie basicamente bloqueou uma grande parte de quem ele é porque não consegue ser inteiro sem a Claire. Sam explica que ele tentou moldar o personagem ao longo da temporada em resposta a essa perda.

“Quando Jamie está em Culloden e depois disso, ele sabe que a perdeu, mas ainda a vê. E definitivamente como o Dunbonnet, ele é um homem selvagem, quase não humano … Eu tentei torná-lo mais bestial, ele está mais separado de todos, está nas sombras.”, diz Sam. “Então, a questão toda é sobre sua consciência e seu caráter — ele é o sociável e resiliente ‘rei dos homens’, como Mac Dubh. Quando ela volta, é um despertar de quem realmente é o Jamie Fraser.”

Esse despertar tem seus trancos na estrada — incluindo Jamie acidentalmente chocando-se contra o nariz de Claire quando as coisas começam a esquentar novamente. Mas sejamos honestos, isso faz parte da graça da dinâmica deles. O sexo da vida real raramente é tão fácil e perfeito como é retratado na cultura pop e esses personagens são tão precisamente expressivos porque seu relacionamento é tão honesto, mesmo nas circunstâncias mais fantásticas.

“Nós queríamos que não fosse aquele momento clássico de romance. Nós queríamos fazer como se eles fossem dois adolescentes novamente”, diz Balfe. “E para fazer como se fosse um reflexo do episódio do casamento onde, por mais que nunca tenham se esquecido um do outro, eles realmente não se conhecem. Então, definitivamente há um processo de descoberta e eles não tem certeza do que fazer com seus corpos ou suas palavras. E acho que isso proporciona um realismo.”

Fonte: Mashable
Tradução: Samara FFernandes

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal doYoutube.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s