5 tradições do Hogmanay escocês que você provavelmente nunca ouviu falar

Por Ferne Arfin para TripSavvy | 23 de outubro de 2017

O Hogmanay é a celebração do Ano Novo da Escócia. Mas você sabia que é uma festa que dura de três a cinco dias com um monte de estranhas e selvagens tradições antigas?

À medida que as festividades de Natal acabam por todo o Reino Unido, as festas realmente espectaculares do Hogmanay na Escócia estão apenas começando.

Por que essa grande festa nacional chama-se Hogmanay ninguém sabe. A palavra em si existe desde pelo menos 1604 quando apareceu pela primeira vez em registros escritos.

Mas muitas das tradições são muito mais antigas. O portal online do governo escocês para tudo o que você quis saber sobre visitar, trabalhar ou viver na Escócia, Scotland.Org, sugere que o nome pode ter vindo do antigo francês normando para hoguinan (um presente de Ano Novo). Mas eles também acreditam que é uma variação do gaélico og maidne (novo amanhecer), do flamengo hoog min dag (dia ou amor) ou, uma extensão do anglo-saxão haleg monath (mês sagrado).

Você entendeu a situação. Se até mesmo os escoceses não conhecem a origem da palavra para uma das suas celebrações mais esplendorosas, é pouco provável que descobriremos. Nada disso é claro, afeta os enormes eventos públicos do Ano Novo (o maior e o mais famosos em Edimburgo) que iluminam cidades e vilas em todo o país.

E, juntamente com as celebrações, festivais de rua, divertidos e selvagens (ocasionalmente aterrorizantes) festivais com fogos, as pessoas ainda praticam rituais e tradições que remetem à centenas , talvez milhares de anos.

Cinco tradições do Hogmanay

Além de concertos, festas de rua, espetáculos com fogos de artifício, bem como o consumo de um dos produtos mais famosos da Escócia, o uísque escocês, várias tradições muito antigas associadas ao Hogmanay na Escócia ainda podem ser encontradas em comunidades menores e celebrações privadas:

  1. Limpar a casa : Como a limpeza anual da primavera em algumas comunidades, ou a limpeza ritual da cozinha para o festival judaico da Páscoa, as famílias tradicionalmente faziam uma grande limpeza para preparar a casa para o Ano Novo. Varrer a lareira era muito importante e havia uma habilidade em ler as cinzas, a maneira como algumas pessoas lêem folhas de chá. E, em uma época do ano em que o fogo desempenha um papel importante nas comemorações, é natural trazer um pouco para a casa. Após a grande limpeza, alguém vai de um quarto para outro, carregando um ramo de zimbro ardente para desencorajar espíritos malignos e expulsar doenças.
  2. Primeiro passo: Após a badalada da meia-noite, os vizinhos visitam-se, com presentes simbólicos tradicionais, como bolos secos ou pretos, um tipo de bolo de frutas. O visitante, por sua vez, oferece um pouco de uísque — uma pequena dose. Um amigo meu que se lembra do primeiro passo, também lembra que, se você tivesse muitos amigos, seria oferecido uma grande quantidade de uísque. A primeira pessoa a entrar em uma casa no Ano Novo, o primeiro passo (pé), poderia trazer sorte para todo o ano que virá. O mais afortunado era um homem alto, sombrio e bonito. O mais azarado, um ruivo e a pessoa mais azarada de todas, uma ruiva.
  3. Festas de fogueiras e fogos: Os festivais de fogo da Escócia no Hogmanay e, mais tarde, em janeiro, podem ter origens pagãs ou vikings. O uso do fogo para purificar e expulsar espíritos malignos é uma ideia antiga. O fogo está no centro das celebrações do Hogmanay em Stonehaven, Comrie e Biggar e recentemente tornou-se um componente na celebração do Hogmanay em Edimburgo.
  4. Cantar a música “Auld Lang Syne”: Em todo o mundo, as pessoas cantam a versão de Robert Burns desta melodia tradicional escocesa. Como ela se tornou a música de Ano Novo é um mistério. No Hogmanay de Edimburgo, as pessoas se juntam para o que é conhecido como o maior Auld Lang Syne do mundo.
  5. A benção da casa: Esta é uma tradição rural muito antiga que envolve abençoar a casa e o gado com água benta de um riacho local e embora tenha quase desaparecido, nos últimos anos experimentou um avivamento. Após a benção com a água, a mulher da casa deve ir de um quarto para outro com um ramo de zimbro ardente, enchendo a casa de fumaça purificadora (novamente o ramo de zimbro ardente). Claro, por ser uma celebração escocesa, o caos tradicional certamente seguiria. Uma vez que todos na casa estivessem tossindo e sufocando com a fumaça, as janelas seriam abertas e doses (duas ou três) de uísque seriam passadas de mão em mão.

Por que o Hogmanay é tão importante para os escoceses?

Embora algumas dessas tradições sejam antigas, as celebrações do Hogmanay foram elevadas em importância após a proibição do Natal nos séculos XVI e XVII. Sob o comando de Oliver Cromwell, o Parlamento proibiu as celebrações do Natal em 1647. A proibição foi suspensa após a queda de Cromwell em 1660. Mas na Escócia, a rigorosa Igreja Presbiteriana escocesa estava desencorajando as celebrações do Natal — por não ter base bíblica, desde 1583. Depois que a proibição de Cromwell foi suspensa, as festividades de Natal continuaram a ser desencorajadas na Escócia. Na verdade, o Natal permaneceu um dia normal de trabalho na Escócia até 1958 e o Boxing Day (dia depois do Natal) não se tornou um feriado nacional até muito mais tarde.

Mas a vontade de festejar, trocar presentes e colocar os produtos das famosas destilarias da Escócia para um bom uso não poderia ser reprimido. Com eficácia, o Hogmanay tornou-se a principal saída da Escócia para alegrar a época do inverno e afastar a escuridão com luz, calor e festividades.

Tradução: Samara FFernandes
Fonte: TripSavvy

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal doYoutube.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s