Outlander – 1x 04 – The Gathering

resenhas

Claire: Jesus H. Roosevelt Cristo!
Jamie: Não, Sassenach. Sou eu.

Claire mais do nunca continua com a ideia de fugir e voltar para os braços de Frank, para isso ela faz com as crianças uma brincadeira de caça e assim ela pode explorar a área ao redor do castelo sem levantar suspeitas. Até aquele momento, ela encontrou duas possíveis rotas de fuga e deixou rastros para marcar o seu caminho. O Grande Encontro estava acontecendo e Claire sentia a alegria dos Mackenzie simplesmente por se encontrarem, apesar da sua vontade de fugir dali o mais rápido possível, quando ela entrou no acampamento ela ficou feliz em ver todas aquelas pessoas se confraternizando e uma pequena parte dela se arrependeu da sua fuga.

12b06dbcc4cfa4ba483a47c609df3717

Ela tinha todo o plano traçado em sua cabeça e seria durante a noite, mas antes ela teria que distrair os seus vigias. Claire também precisava de um cavalo manso para a sua fuga e foi até os estábulos à procura de Jamie, mas Alec avisa que ele não está ali e é melhor que ela o deixe em paz. Incomodada, ela diz que não sabia que incomodava Jamie. Alec fala que quem pode responder isso é somente ele, mas que enquanto o Grande Encontro está acontecendo o melhor seria deixá-lo sozinho.

Quando ela retorna a sua sala de medicação, ou masmorra como ela gosta de dizer, ela encontra Geillis que está bisbilhotando em tudo por lá. Ela percebe que Claire está estocando comida e talvez esteja comendo por dois, pergunta se ela está grávida, se seria do seu marido ou uma gravidez ilegítima, se o seu marido realmente está morto. Claire diz que nunca traiu o seu marido e que ele não está vivo, que tentaram e ela não conseguiu engravidar. Geillis fala que ela deve ser estéril, mas Claire responde que isso não importa muito agora. Geillis também encontra raiz de valeriana que ela ferve e coloca no chá do seu marido para que ele durma, diz que pela quantidade que ela tem de raiz poderia colocar um exército inteiro para dormir. Geillis conta que quando chegou a Cranesmuir ela só tinha a sua inteligência e o conhecimento em como usar bem as plantas, então ela encontrou um homem com um cargo respeitável, uma boa casa, com dinheiro e mesmo não sendo bonito isso não a incomoda, pois é livre e pode fazer o que quiser; e que as Highlands não é um lugar para uma mulher ficar sozinha.

À noite os guerreiros do Clã Mackenzie vão se reunir no salão e realizarem o juramento de lealdade a Colum, então ninguém estará nos estábulos o que seria perfeito para a sua fuga. A cada momento ela se preparava mais para esse momento, ela tinha suprimentos prontos, cavalo arrumado, um jeito de tirar Angus e Rupert do seu caminho, só faltava uma arma e quando ela estava na cozinha pegando uma faca foi surpreendida pela sra. Fitz que a levou para trocar de roupa e assistir ao juramento. Sem ter muito o que fazer nossa Sassenach toda linda acompanhou a sra. Fitz até o salão para o juramento, lá encontrou o querido Murtagh que começou a traduzir o discurso de Colum. Logo após o discurso de Colum, Dougal segurando a sua adaga é o primeiro a jurar fidelidade e lealdade a Colum e ao Clã Mackenzie e logo depois eles bebem a isso. Claire sai da cerimônia de juramento e se livra de Angus com o vinho batizado com raiz de valeriana.

Ela pega as suas coisas para fugir e começa a seguir o seu plano passando pela despensa evitando a cozinha pela ala oeste, subindo as escadas ao norte e encontrando escoceses bêbados se aliviando pelo caminho e pior com péssimas intenções quando veem a nossa Sassenach, mas eis que surge Dougal salvando a noite, mas o tio pegador e gostosão também está pra lá de Skye e avança para Claire exigindo um pagamento por tê-la salvado. Ele nota o seu material para fuga e Claire sem pensar muito pega um banco e bate na cabeça dele que cai desmaiado. Ela continua a sua fuga indo quinze passos em direção a muralha, evitando assim o sentinela, entrando no estábulo que estava à direita na quarta baia, mas tropeça em um monte e cai em cima do nosso menino gostosin Jamie.

Ele diz que ela não duraria muito tempo lá fora e que Colum colocou o dobro de sentinelas por causa do Grande Encontro, que se ela fosse capturada não seria mais uma convidada. Claire diz que não se importa e que precisa sair daquele lugar porque como ele afirmou ela é uma forasteira, ou seja, uma sassenach. Jamie pede desculpa se a ofendeu, ela diz que sabe que ele não tinha essa intenção, mas estava planejando essa fuga há algum tempo e ter as esperanças desfeitas assim foi demais para ela. Ele diz que vai levá-la de volta e que tudo vai ficar bem. Quando eles estão voltando são abordados por uns homens que reconhecem Jamie como o sobrinho de Colum e que ele ainda não fez o juramento para o Senhor do Castelo.

Jamie afirma que não está vestido para a ocasião e que precisa trocar de roupa, um dos homens começa a atacar Claire, Jamie a defende e começa a brigar com eles até que Rupert bate na cabeça dele que desmaia. Enquanto Jamie é obrigado a trocar de roupa para fazer o juramento, Claire pede desculpa por ele a ter defendido, ele diz que ela não precisa se desculpar e que está bem, pois como sua irmã diz: ele tem a cabeça mais dura do que aço. Ele olha o broche dos Mackenzie e diz que não pode usar aquilo porque não é um deles, que na verdade o lema do seu Clã é “Je Suis Prest”, ou seja, “Estou Pronto” e Claire se pergunta, mas pronto para o quê?

Quando Jamie chega ao salão, Claire percebe que todos ficam tensos e pergunta para Murtagh por que isso está acontecendo. Murtagh explica que se Jamie jurar fidelidade ao tio dele viraria o sucessor do Senhor do Castelo, passaria a fazer parte do Clã Mackenzie. Tendo o sangue dos Mackenzie e se a maioria do Clã quisesse Jamie como futuro Senhor, então seria uma coisa terrível porque se Jamie fizer o juramento, Dougal não o deixará viver por muito tempo e enquanto ele morar em Leoch como sobrinho de Colum e como procurado não demoraria muito para ser capturado e cair nas mãos do Capitão Jack Randall, ou seja, o único lugar seguro na Escócia é no Castelo Leoch. Claire percebe que de qualquer forma Jamie está condenado e que ela é a culpada por ele estar ali.

Jamie se ajoelha diante de seu tio Colum, pega a sua adaga e fala que está ali como parente e como aliado, mas não vai fazer nenhum juramento porque o juramento é garantido pelo nome que ele carrega, ele dá a ele obediência como parente e como Senhor do Castelo enquanto ele pisar naquele castelo e nas terras do Clã Mackenzie. Eita, que além de lindo, com olhos azuis de gato, 1,90 de homem trabalhado no campo, com sotaque delicioso e cheio de honra, o gostosin é inteligente demais!

06ceef502f443d8871a63debd9f31104

No dia seguinte Claire acompanha os homens durante a caçada de javali e ela tem bastante trabalho, até ajudar um amigo de Dougal que está mortalmente ferido. Dougal diz que ela faz um ótimo trabalho como curandeira, que a sra. Fitz a colocaria em um altar e ele queria agradecê-la pessoalmente pelo o que ela fez com o amigo dele. Claire responde que não pode fazer muito, mas Dougal diz que ela o conduziu para um lugar tranquilo durante a sua morte. Ele avisa que partirá no dia seguinte para coletar impostos e tratar de outros assuntos, e que a levará junto porque seria sábio ter uma curandeira com eles e principalmente uma que trabalhe sobre pressão.

Quando Claire deixa o castelo para trás é como se ela respirasse finalmente em semanas, não sabia para onde essa viagem a levaria, desejava é claro que a levasse perto das pedras de Craigh Na Dun e ela estava determinada a tocá-las; e com certeza não falharia. Foi um episódio muito bom onde continuo desconfiando desse interesse de Geillis por Claire e foi ótimo conhecermos um pouco mais da história e personalidade de Jamie. Ansiosa pela viagem e o que ela pode trazer a nossa Sassenach.

20

OUT¹ : A cerimônia de juramento foi maravilhosa, adorei de ver o psiu da Diana Gabaldon quando Murtagh traduzia para Claire o discurso e também a interação entre ela e a sra. Fitz, “o mesmo vestido do último encontro”. Hahahah A pergunta que não quer calar: Colum como é que você consegue beber tanto meu senhor?

OUT² : Nem ia comentar sobre a “Coisinha”, mas ela pedindo a poção de amor para Claire porque queria que Jamie a amasse, pois percebeu que só teria dele uns amassos e mais nada. E Claire dando pó de excremento de cavalo e ensinando a fala de Dorothy, bem que Lerê podia encontrar o caminho de tijolos amarelos ir pra Oz e lá com a Bruxa do Oeste nunca mais aparecer.

OUT³ : O humor de nossa Sassenach não está bom não, muitos dias afastada de Frank, sem beijar na boca, tendo que ver o que Angus tem embaixo do kilt, quase sendo estuprada novamente. Mas ela tratando do rapaz que foi ferido pelo porco lembrou em muito a minha mãe quando tratava dos nossos machucados quando éramos crianças: “Bem feito. Um a zero para o porco. Da próxima vez vá pescar!”

OUT4: O que foi aquele jogo meu Pai! Baixou o Jiraya no Dougal? E foi de voadora pra cima do Jamie marcar território e mostrar quem é o alfa ali? Palmas para Murtagh, o fiel escudeiro de Jamie e só posso rir sempre com Angus.

Veja as outras resenhas em Resenhas dos Episódios

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s