Outlander 1×11 The Devil’s Mark

resenhas

“- Você é uma bruxa?
– Eu não sou uma bruxa. Sou do futuro.
– Acredito em você Sassenach. Mas seria mais fácil se você fosse uma bruxa. “

Que episódio sensacional! Repleto de sentimentos diferentes e com muitas reviravoltas. Claire e Geillis estão presas sob a acusação de bruxaria, serão julgadas e para isso várias testemunhas foram chamadas para acusá-las. Mas, graças a Santa Brígida o leal Ned Gowan vem ao auxílio de Claire assume o papel de advogado e Ned faz um ótimo trabalho, mesmo com os absurdos e invenções que as testemunhas declaram expondo todo o preconceito e a ignorância da sociedade; e dessa forma qualquer um poderia ser acusado de bruxaria e virado cinzas. Sem nenhuma surpresa, Laoghaire Despeitada aparece fazendo o papel de menina inocente que teve o seu grande amor tirado dos seus braços por um encantamento da bruxa Claire, chora copiosamente emocionando a multidão. Aff, cobra nojenta e que chora lágrimas de crocodilo. Como tudo o que está ruim, pode sim ficar pior, aparece como testemunha o maldito padre Bain que querendo se vingar de Claire por ela ter salvado o menino usando do seu conhecimento em medicina e não o exorcismo como ele queria, então, prefere atribuir essa cura ao diabo e assim inflama a multidão que pede que elas sejam queimadas.

Ver esse julgamento trouxe uma sensação horrível de como injustiças foram feitas por preconceito, ignorância e maldade. E com toda a minha indignação, as únicas pessoas que eu consigo imaginar sendo exorcizadas são o maldito padre e a Lerê Despeitada.

dGoUqij6FwYBO5FIhENV5WYZ8Rh

Ned percebe que as coisas não vão bem e que a única solução será Claire admitir que Geillis é uma bruxa e a enganou, pois ele pode salvar uma, mas não as duas da fogueira. É claro que Claire jamais faria isso, também porque sempre considerou Geillis como a sua amiga e jamais a deixaria morrer. Mesmo não compreendendo ou concordando com as suas atitudes como o assassinato do seu marido.

Geillis estava lá porque era uma fanática pela causa jacobita e queria o príncipe Charles de volta ao trono da Escócia, essa paixão havia unido Geillis e Dougal; e agora ela estava esperando um filho dele. Claire também descobre que Colum, Dougal e Geillis nunca acreditaram nela. Geillis fica sabendo que Claire nunca quis mudar o passado, que estava ali apenas por acidente. Claire percebe que Geillis é também uma viajante do futuro e que veio do ano de 1968. Elas são declaradas culpadas e condenadas à morte, Ned tenta reagir, há tiros e muita confusão, Claire sai em defesa de Ned e os malditos inquisidores mandam que a castiguem com chicotadas. Malditos covardes!!!

Que raiva ver Claire passando por isso, mas quem tem um herói como marido nunca está perdida. E Jamie aparece no momento certo enfrentando todos por Claire, então nesse instante Geillis mostra que realmente é a amiga de Claire confessando que ela é uma bruxa, que enganou a nossa Sassenach, está grávida do satanás e mostra a marca do diabo, que nada mais é do que a marca de uma vacina. A multidão fica louca leva Geillis para fora e Claire e Jamie fogem. Durante uma parada, enquanto Jamie cuida dos ferimentos de Claire, ele pede que só haja verdade entre eles e pergunta se ela é uma bruxa porque viu nela a mesma marca que Geillis tinha. Então, Claire conta tudo e sem reservas para Jamie sobre Frank, o seu casamento, a viagem sem querer através das pedras, sobre a sua profissão, o seu mundo, o levante jacobita, Culloden, sobre o que acontece com os clãs e a Escócia. E por incrível que pareça, Jamie acredita nela e finalmente para ele tudo começa a fazer sentido. O melhor foram as caras que Jamie  (Sam Heughan) fazia conforme Claire contava tudo, impagável!

maxresdefault-e1532324797774.jpg

E Jamie a leva para as pedras, para que ela possa voltar ao seu mundo e a Frank. Ele a libera de qualquer compromisso com ele. Ah, Jamie que homem mais apaixonado e honrado que mesmo amando tanto Claire, a deixa escolher. Fico imaginando ele descendo aquela colina, deixando para trás a mulher que ele ama, sozinho, com o coração despedaçado, mas a deixando livre para tomar a sua decisão, maior prova de amor.

E desde o primeiro episódio sabemos que Claire ama Frank, que depois que ela veio parar no século XVIII só teve em mente voltar para os braços do seu amado marido e que agora ela pode fazer isso, e enquanto ela fica olhando para as alianças em suas mãos que representam os seus dois amores, percebemos toda a sua angústia em escolher um, mas ela finalmente escolhe e descobre que mesmo tendo amado Frank, de ainda admirá-lo e gostar muito dele, o seu coração pertence a Jamie, porque ela escolhe ficar e amá-lo. Como eu havia comentado em The Wedding, naquele momento a Sra. Randall havia deixado de existir e a Sra. Fraser surgia; e agora retornava para os braços do seu amado mesmo deixando para trás água quente e encanada, luz elétrica, telefone, papel higiênico e outras facilidades, afinal ela tinha Jamie e isso bastava.

4i5b28DXR49xsHEyZoa0hjd6PQr

Todo o episódio foi repleto de ótimas atuações como o da maravilhosa Lotte Verbeek. Foi um ótimo episódio cheio de muita tensão e emoção. E vamos agora à Lallybroch e a todas as aventuras que nos esperam.

OUT¹ : Adoro o Ned Gowan, não suporto  a Laoghaire Despeitada e odeio o Maldito Padre dos Infernos. Mas amo de todo coração Jamie salvando Claire. Tomou sua cobra! Quem é que vai dançar sobre as cinzas agora? Você viu que o seu primeiro amor foi lá salvar o único e verdadeiro amor dele?

OUT²: Não gosto de dormir ao relento, no meio do mato, com bichos e tal, mas só de imaginar sendo acordada daquele jeito pelo Jamie… Borá lá acampar!

OUT³: A maravilha das maravilhas, só assim para descrever o que foi nossa Sassenach voltar para o nosso guerreiro e vê-lo com lágrimas nos olhos sem poder acreditar que ela o escolheu.

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s