Outlander 1×16: To Ransom a Man’s Soul – Season Finale

resenhas

“Você é meu marido, James Fraser. Como se atreve a desistir de mim agora?
– Eu aceitarei você de qualquer forma que puder, sempre.” – Claire Fraser

15392971a587c5c1568311339661

Não foi nada fácil ver e rever este episódio; e mais ainda escrever sobre ele. Foi brutal e totalmente angustiante acompanhar um monstro alcançar o seu objetivo em quebrar um homem, ver esse homem perder o seu sorriso e jeito de menino, ter o seu corpo machucado e brutalizado. Ver a sua alma tocada foi devastador e totalmente desesperador. Mas ver esse homem ser resgatado de volta à vida pelo amor de uma mulher forte e teimosa foi emocionante demais.

Outlander é uma série maravilhosa e não foi diferente no último episódio dessa primeira temporada. Muitos poderiam dizer que não havia necessidade de mostrar tudo o que BJR fez a Jamie, mas eu discordo, foi necessário mostrar que o estupro é um crime perverso. BJR é um sádico monstruoso e soube obter o que desejava de Jamie, a sua dominação. Jamie se rendeu a BJR como sacrifício para salvar a mulher que amava, foi violentado fisicamente, depois foi tirada a sua identidade e por último após ser totalmente destruído, Jamie se entregou para não sentir mais nada. Foi importante ver todo o mal e tortura psicológica sofrida por Jamie, mas foi muito difícil de assistir esse homem tão forte e corajoso passar por tanto sofrimento, ser manipulado e entregar-se para fugir da dor. E ver que mesmo sendo a vítima, carregou culpa e vergonha pelos atos monstruosos praticados por um sádico.

img_1972

No início resgatar Jamie da prisão parecia uma missão bem difícil para Claire, mas o mais difícil realmente foi resgatar a sua alma. Como ela mesma disse já havia durante a guerra se deparado com ferimentos mais terríveis do que aqueles que Jamie trazia, mas nenhum daqueles homens era o seu marido. Durante uma confissão ao padre Anselmo, Claire se sente culpada por tudo o que aconteceu aos seus dois maridos, mas ele a absolve, afinal ela e Jamie são as vítimas. Com muita coragem, Claire entra na escuridão que habita a alma de Jamie e consegue trazê-lo novamente para a luz através do seu amor.

Foi um episódio dilacerante, mas necessário para a construção do que Jamie e Claire serão no futuro, em como eles conseguirão viver e buscar a esperança de paz em suas vidas. O episódio termina com uma esperança e a certeza de que Claire estava destinada a encontrar Jamie e amá-lo. E que esse amor dos dois é maior do que tudo.

img_2084

Outlander despede-se com um episódio espetacular e ao mesmo tempo chocante e impactante. Será difícil não sentir ódio e nojo pelo asqueroso BJR, como também será difícil não sentir o coração sangrar com toda a dor sofrida por Jamie e não sofrer e chorar com Claire, ao ver o seu marido tão destruído e maltratado. Jamie ainda tem um caminho longo e difícil de recuperação, mas há um futuro, a promessa de segurança na França, a determinação de mudar o futuro e um filho a caminho. Claire provou que vai fazer o que for preciso para proteger Jamie, então que venha a França e todas as aventuras que ela reservar para os nossos heróis.

Durante toda essa temporada sempre elogiei as interpretações de Caitriona Balfe, Sam Heughan e Tobias Menzies, e nesse último episódio não foi diferente, eles foram fabulosos e entregaram-se totalmente aos personagens.

OUT¹: Frases desse episódio:

Claire: – O que Randall fez com você?
Jamie: – Muitas coisas, e não o suficiente.
Claire: Bem, você não está morto, e eu me recuso a deixá-lo passar o resto de sua vida como um aleijado.
Murtagh: Talvez a única maneira de salvar Jamie, seja alguém entrar na escuridão com ele.
Claire: Você não pertence a ninguém além de mim, e eu pertenço a você, e nada vai mudar isso.
Jamie: Como você pode me amar assim?
Claire: Eu vou ter você de qualquer maneira que eu puder.

Realmente um amor atemporal e mais forte do que tudo.

img_2081

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 


Um comentário sobre “Outlander 1×16: To Ransom a Man’s Soul – Season Finale

  1. Poxa! Esse capítulo sempre me faz pensar em muitas coisa e algumas delas é em, ” qual seria a melhor forma de acabar com BJR!?” Juro adoraria revidar pelo Jamie e provavelmente tantos outros o qual ele deve ter feito mau. Mas concordo com vc, apesar de toda a dor desse capítulo, o Amor entre Claire e Jamie é o que conforta o nosso coração. É o que melhor do capítulo. E sim os atores são Fabulosos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s