Outlander: 3×10 – Heaven And Earth

resenhas

“Sim, Elias. É a sua mãe. Está na hora de você ir para  casa.” – Claire Fraser

mv5botixzwvjmgetmgvlns00zde0lwe1nzqtmdkzmdkymtblmtm0xkeyxkfqcgdeqxvynzq0mduymzg-_v1_sy1000_sx1500_al_

E mais uma vez Claire e Jamie estão separados. Jamie percebe que o navio inglês está partindo e levando junto contra a sua vontade Claire. O Capitão Raines informa que o Capitão Leonard solicitou Claire como médica e que a levará em segurança até a Jamaica onde ele poderá encontrá-la.

É claro que Jamie não fica satisfeito com isso, afinal, depois de perder Claire e ficar 20 anos separado do amor da sua vida, ele não cogita uma nova separação de forma alguma. Na verdade Jamie ficou descontrolado com a possibilidade de nunca mais encontrá-la. Ele é levado para uma cela e fica preso até se acalmar, ele tenta convencer Fergus para que roube a chave, o liberte e que o ajude a liderar um motim para tomar o navio. Jamie chega até chantageá-lo usando o amor dele por Marsali e falando que se ele fizer isso, ele finalmente dará a sua benção.

mv5bngqymdq3ymmtyzy5ny00ywmzltk0mwqtyjdimta3ndlhowjmxkeyxkfqcgdeqxvynzq0mduymzg-_v1_sy1000_sx1500_al_

Fergus fala para Marsali sobre a proposta de Jamie, ela se sente insegura de que esse plano possa não dar certo, resultando com Fergus e Jamie sendo jogados ao mar, com ela ficando sozinha e à mercê de homens que possam violentá-la ou matá-la.

Fergus se nega a isso e fala para Jamie que não pode correr o risco de o plano não dar certo, e deixar Marsali sozinha a todos os perigos daquele navio. Eu entendo que é uma adaptação, que no livro há inúmeras tramas e são poucos episódios, como também entendo que quiseram mostrar o desespero que toma conta de Jamie sem Claire, mas Jamie jamais agiria dessa forma, ele nunca trataria Fergus, que é o seu filho de coração dessa forma e por isso não gostei dessa mudança no personagem.

Enfim, depois Marsali consegue que Jamie dê a sua palavra ao Capitão Raines que não irá se rebelar. Jamie é solto e dá a sua benção ao casal desde que eles se casem com um padre na Jamaica. Gosto de Fergus e Marsali como um casal, eles são fofos e mostram que têm química. Marsali é uma personagem forte assim como Claire, Brianna e Jenny, e como precisamos mais de mulheres fortes na literatura e também na tela.

OUT1

Claire enfrenta no navio inglês a sua própria batalha, pois ela luta contra a ignorância, teimosia e preconceito da tripulação. Na sua ânsia de acabar com a epidemia ela faz alguns inimigos como o horroroso cozinheiro, mas também ela tem o apoio do Capitão Leonard, assim como do jovem oficial Elias Pound.

Claire junto com o jovem Elias (Albie Marber) tenta parar a proliferação da doença. Ela descobre quem foi o transmissor da doença, que ele trabalha na cozinha e o afasta do contato com a tripulação.

Ela trava uma luta contra a doença tendo ao seu lado o fiel e inseparável Elias, assim acontece uma ligação criando um vínculo especial entre os dois. Claire descobre que o rapaz serve nos navios desde os 07 anos de idade, ele é um rapaz gentil, inocente, inteligente e que a admira, quando Claire se sente desanimada com a lentidão para a melhora dos pacientes e as muitas mortes, Elias dá para Claire um pé de coelho que ele acredita que trará sorte a ela e que pertenceu a sua mãe falecida. Claire também admira a coragem de Elias quando ele se despede de um amigo que morreu acometido pela terrível doença. Mais uma vez o simbolismo do coelho entra em Outlander, agora na relação de Claire e o jovem Elias, representando a relação de mãe e filho.

Outlander Season 3 2017

Ela descobre mais tarde que um dos marinheiros viu Jamie a bordo do Artemis e sabe que ele é Alexander Malcolm. Claire confronta Harry Tompkins e ele informa que é o homem que trabalhava para Sir. Percival, que foi até a gráfica e teve durante o incêndio o seu rosto queimado pelo Jovem Ian, que Jamie está sendo procurado por traição, contrabando e assassinato porque eles acharam um corpo em um barril de creme de menta. Tompkins afirma que o Capitão Leonard já sabe disso tudo e que ela é a isca para prenderem Jamie na Jamaica.

Claire afasta Tompkins dos outros membros da tripulação afirmando que ele é a outra fonte da doença, o deixando ao lado do verdadeiro transmissor e conseguindo calá-lo.

Além de cuidar dos doentes e parar com a epidemia, Claire também procura uma forma de fugir e avisar Jamie sobre a armadilha que o aguarda na Jamaica. Ela faz amizade com a mulher holandesa que cuida das cabras e mesmo sem entenderem bem o que falam, a mulher se compromete a ajudá-la a fugir.

E Claire sofre um golpe terrível. Elias é acometido pela febre tifóide de uma forma devastadora e morre logo depois. No seu momento final, Elias acha que Claire é a sua mãe e ela fala com ele suavemente dizendo que ele pode voltar para casa e descansar. Que momento mais emocionante e triste foi esse, impossível segurar as lágrimas. Que trabalho magnífico fez o jovem ator Albie Marber junto à Caitriona Balfe, os dois foram maravilhosos e nos brindaram com atuações fabulosas.

Depois da triste morte de Elias, Claire tenta fugir com ajuda da sua amiga das cabras, mas a fuga é impedida pelo Capitão Leonard, que diz que sabe que ela está tentando avisar o marido e que não deixará isso acontecer porque a forca o espera, mesmo Claire implorando para que ele a deixe livre. Mas o desgraçado não a ouve e a leva de volta ao navio. À noite com a ajuda da sua nova amiga que diz que a única forma dela conseguir escapar é pular do navio segurando barris e ser levada pela correnteza até a costa. E Jesus H. Roosevelt Christ! Claire pula do navio no mar e à noite. Que mulher corajosa é essa meu Deus? Sinceramente não conheço, mas ela é Claire e para salvar Jamie ela já provou que faria qualquer coisa.

download (2)

A temporada está muito boa, achei que foi um episódio lindo e comovente, mas arrastado. Não gostei nada da mudança que fizeram com Jamie e doeu a forma como ele tratou Fergus. O melhor deste episódio foi o desempenho de Albie Marber como o jovem e inocente Elias Pound com os seus olhos sensíveis marcados de admiração para Claire. Talvez eu me sinta assim porque não suporto mais ver Jamie e Claire separados, eles e nós já sofremos muito com a separação desses 20 anos, queremos os Fraser juntos e felizes. Que venha o reencontro e a tão esperada sopa de tartaruga, porque preciso urgentemente rir muito.

OUT¹: Frases que marcaram o episódio:

– “Minha esposa… minha esposa… minha esposa!” – o desespero de Jamie sem a sua Sassenach.

– “Eu estava no navio há menos de um dia. Certamente, não mais de cinquenta milhas me separam de Jamie. E, no entanto, sinto-me tão longe quanto os duzentos anos. Fico feliz que ele não esteja aqui, sabendo que ele não estaria a salvo da praga que acomete o navio.” – Claire Fraser

OUT²: Senti realmente falta do momento no navio entre Claire e Lord John.

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s