Entrevista com Raul Ferreira Netto, o dublador de Jamie Fraser.

Raul-entrevista-1

No dia 25 de outubro, eu viajei até São Paulo para conhecer um estúdio de dublagem Dublavídeo e ver o dublador de Jamie Fraser, Raul Ferreira Netto em ação. Desde o momento em que saí de casa e até o meu regresso foi uma experiência incrível.

Ao chegar em São Paulo encontrei a Bianca, que é a representante do Raul e que no meio da tarde me levou até o estúdio de gravação. Quando cheguei e entrei na sala de direção, ele já havia começado a gravar o episódio 4×04Common Ground”, e me deu um pequeno tchau através do vidro. Cumprimentei o João Francisco Garcia Filho que é o diretor e o editor de som.

Ao olhar para a televisão, eu vi vários índios e uma cena confusa. Bom, não quero soltar muitos spoilers, mas acompanhei toda a gravação do episódio e só vi as cenas em que o Jamie aparece. Então, vi Jamie sendo Jamie e protegendo a sua Sassenach. Vi uma determinada cena em que aparece um animal perigoso e muitas cenas lindas em que Jamie se declara para Claire, e fala aquelas frases lindas dos livros. Vi Fraser’s Ridge! Ah, também vi um pedacinho do episódio 4×01 e mais tarde falarei o porquê.

Raul-entrevista-2

Ver Raul dublar foi algo incrível. Ele é atencioso e cuidadoso. O processo é bem simples, ele assiste com o áudio original uma vez e com o texto em mãos já vai tentando moldar a fala no tempo certo e é nessa fase que ele já identifica onde poderão ocorrer mudanças ou adaptações. Então, em conversa constante com a sala de direção, eles começam o processo. O vídeo passa sem som e ele vai dublando o que o Jamie fala. E, é assim, que a magia acontece. O diretor vai polindo e observando se alguma fala ficou fora de sincronia, e o editor de som verifica se houve chiado ou se a pronuncia está boa ou não. A edição é feita no mesmo instante ou eles regravam até acertar.

Ver que a DublaVídeo se preocupa com a adaptação para o português foi algo impressionante. Em certo momento, eles ficaram em dúvida sobre uma parte e revisitaram a cena do episódio 4×01 onde o termo em questão aparecia. Uma parte em que a Leticia Quinto dublou uma fala da Claire. Eles falavam sobre jantar em um restaurante, porém eu reconheci o nome e sabia que na verdade, era o nome de uma família, a família Lilington. João foi muito atencioso quando mostrei o trecho do livro e mostrei que não era um local, mas sim um sobrenome. Raul também, por saber inglês e também viver nos Estados Unidos explicou porque a confusão ocorreu. Ah, e vocês poderão ver no episódio e confesso que foi muito gratificante poder ajudar.

raul-entrevista-3.jpg

Ver a série dublada pode não ser a sua preferência, mas eu enxerguei o respeito pela obra e a vontade de fazer o possível para honrar o que está em inglês. Eu entendo muito bem o processo e como ele faz para dublar, faço legendas na página e sou dependente do tempo de fala, assim como ele é do tempo em que a boca do Jamie se mexe. É muito complicado você querer colocar tudo o que é falado da melhor forma e essa condição te impedir. Então, ambos fazemos o mesmo para traduzir da melhor forma.

raul-entrevista-4.jpg

Ao final fomos para a produtora dele onde eu fiz a entrevista que está abaixo. Saber detalhes do processo da escolha da voz, como é a visão dele do personagem e a opinião dele sobre a série, fez com que eu apreciasse o seu trabalho ainda mais. Curta a entrevista!

Siga o Raul no instagram @raulferreiranettooficial, ele posta vários vídeos gravados no estúdio.

Outlander estreia dia 4 de novembro às 23 horas (horário de Brasília) na Fox Premium 1.

Confira o trailer da nova temporada:

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


2 comentários sobre “Entrevista com Raul Ferreira Netto, o dublador de Jamie Fraser.

  1. Adorei saber quem é que faz a voz do Jame , versão Brasileira.
    Parabéns Raul Ferreira, você é muito talentoso .Amo a série e espero,Anciosa para ver ,rsrs ou ouvir mais na 5a temporada, dublado por você.
    Um grande abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s