Livro vs Série – 4×01 – America The Beautiful

E a nova temporada de Outlander retornou, para a alegria dos nossos corações apaixonados por essa série maravilhosa! Com ela, dúvidas e curiosidades de muitos fãs sobre a adaptação do livro para série. Resolvemos então falar um pouco sobre isso, apontando aqui as principais diferenças narrativas entre livro e série.

Confira a nossa resenha: Outlander: 4×01 – America the Beatiful

No primeiro episódio, em um contexto geral, podemos dizer que história seguiu muito fiel aos livros, com pequenas mudanças para a adaptação ao show, sendo muitas dessas para dar sentido e continuidade e história já contada na série.

Uma pequena mudança logo no início do episódio foi o local em que ocorre os enforcamentos. A série já começa em Wilmington, Carolina do Norte, enquanto no livro eles estão em Charleston, ainda na Carolina do Sul. Tanto é que o auxílio na fuga de Bonnet se dá com os Frasers e sua família seguindo viagem para o norte, rumo a Wilmington. A mudança foi uma forma de compactar a jornada, tentando dar mais dinamismo série. Confiram um pequeno trecho:

Nós havíamos encontrado diversas dessas barreiras na estrada entre Savannah e Charleston, a maioria administrada por soldados entediados que acenavam para que prosseguíssemos sem se darem o trabalho de verificar os passes que obtivéramos na Geórgia. As barreiras preocupavam-se principalmente com a interceptação de produtos contrabandeados e com a captura de um esporádico escravo ou criado fugido de seu senhor.
Mesmo imundos e desalinhados, passamos despercebidos de um modo geral; poucos viajantes estavam em melhores condições. Fergus e Duncan não podiam ser trabalhadores extraditados, mutilados como eram, e a presença de Jamie transcendia suas roupas; malvestido ou não, ninguém o tomaria por um escravo.
Esta noite, no entanto, era diferente. Havia oito soldados na barreira, não os dois que normalmente havia, e todos estavam armados e alertas. Canos de mosquete cintilaram ao luar quando, da escuridão, se ouviu o grito “Parem! Seu nome e ocupação!”. Uma lanterna foi erguida a quinze centímetros do meu rosto, cegando-me por um momento.
— James Fraser, viajando para Wilmington, com minha família e criados. — A voz de Jamie era calma e suas mãos estavam firmes quando me passou as rédeas para pegar os passes no bolso do casaco. Eu mantive a cabeça baixa, tentando parecer cansada e indiferente.

OUTLANDER - SEASON 4

Outra mudança foi a visão/pesadelo de Ian, e consequente conversa com Jaime. Esse desabafo acontece sim, mas no livro 3, Resgate no Mar, quando depois ter sido salvo pelo tio, o jovem Ian sente a necessidade de contar sobre suas experiências como prisioneiro e, como na série, encontra todo apoio e compreensão de Jaime. Provavelmente por razões de tempo e edição, optaram por deixar essa conversa para quarta temporada. Confira um trecho de o Resgate do Mar:

Soltou uma respiração longa e trêmula. — Tio. Você já… se deitou com uma mulher quando não queria?
Jamie hesitou por um instante, a mão firme em meu ombro, mas depois disse serenamente:
— Sim, Ian. Já.
— Oh. — O garoto ficou em silêncio e eu o ouvi coçar a cabeça.
— Sabe como pode ser, tio? Como você pode fazer isso, mesmo sem querer, e detestar tudo aquilo e… ainda assim… sentir prazer?
Jamie deu uma risadinha curta e seca.
— Bem, resumindo o que acontece, Ian, é que seu pau não tem consciência e você tem. — Sua mão deixou meu ombro quando ele se virou para o sobrinho. — Não fique transtornado, Ian — ele disse. — Você não pôde evitar e é provável que isso tenha salvo a sua vida.

Por fim, temos a cena do assalto ao barco, na qual algumas pequenas adaptações foram realizadas. De início, Rollo seria logo ferido, mas na série cão ataca e vai parar na água. No entanto, talvez a principal mudança tenha sido a reação de Claire, que, no livro, ao perceber que um dos bandidos está destruindo seus remédios, parte para cima dele sem pensar duas vezes, após isso os bandidos decidem levar suas alianças como “compensação” pelo ataque. Confira o trecho:

Não parei para olhar para ele, mas mergulhei para dentro da cabine, colidindo com um quarto ladrão, que de fato remexia em minha caixa de remédios.
Cambaleei para trás com a colisão, depois agarrei seu braço, com um grito de indignação. Ele andara abrindo caixas e frascos sem nenhum cuidado, despejando os conteúdos e atirando-os no assoalho; via-se uma confusão de frascos, alguns dos quais quebrados, espalhados em meio aos remanescentes da coleção de remédios do dr. Rawlings.
— Não ouse tocar nisso! — eu disse, e arrancando da caixa a garrafinha mais próxima, tirei a rolha e joguei o conteúdo em seu rosto.
Como a maior parte das misturas de Rawlings, essa continha uma alta proporção de álcool. Ele ofegou quando o líquido o atingiu e cambaleou para trás, os olhos lacrimejando. Aproveitei a minha vantagem para agarrar um recipiente de pedra para cerveja no meio do entulho e o golpeei na cabeça. O objeto produziu um satisfatório baque, mas eu não o havia atingido com bastante força; ele cambaleou, mas manteve-se de pé, balançando-se enquanto me agarrava.
Levantei o braço para trás para desferir outro golpe, mas meu pulso foi segurado por trás por uma mão de ferro.

Outlander Season 4 2018

Na série, a cena foi de certo modo compactada, mas em modo algum gerando um impacto menor, principalmente devido as mudanças de roteiro. Um exemplo foi a adição do assassinato de Lesley, personagem que não está presente nos livros. Ninguém morre durante o assalto na história original. Outra pequena mudança, já explicada pelo produtor executivo, foi a troca da aliança roubada, que nos livros foi a de ouro.

Você só acompanha a série, ficou curiosa com os livros? E você leitora, gostou desse início de temporada? O que mais sentiu falta? Conta pra gente! 🙂

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s