Livro vs Série – 4×02 – Do No Harm

Vamos conversar um pouco sobre as mudanças do livro para a série. Várias pequenas adaptações foram realizadas ao longo do episódio, porém vamos falar apenas das principais mudanças narrativas adaptadas para a série. Nesse segundo episódio vale destacar dois grandes eventos.

Confira a nossa resenha: Outlander: 4×02 – Do No Harm

Uma das principais mudanças ocorridas no episódio foi o anúncio que Jocasta realizou no baile em homenagem ao nossos queridos Frasers, nomeando Jaime como seu herdeiro. No livro, Ulysses, o escravo que está sempre ao lado da sra. de River Run, avisa a Jaime antes do baile, de forma que ele possa estar preparado. Jaime por sua vez, pede que Claire prepare uma distração em algum momento do evento, quando ele lhe der o sinal. A seguir o trecho:

— Não podemos conversar aqui — ele murmurou. — Sassenach, você poderia ficar a postos durante o jantar? Se eu fizer um sinal para você — e ele puxou o lóbulo de sua orelha — você poderia criar uma distração, naquele momento? Não importa o que seja — derramar vinho, desmaiar, golpear seu companheiro de mesa com o garfo. — Ele riu para mim e eu me senti reanimada; o que quer que o estivesse preocupando não era uma questão de vida ou morte, portanto.
— Claro, posso fazer isso — assegurei-lhe. — Mas o que…
Uma porta abriu-se para a galeria em cima e a voz de Jocasta flutuou para baixo, com ordens de última hora para Phaedre. Ouvindo-a, Jamie inclinou-se rapidamente e beijou-me, depois girou nos calcanhares e se afastou num redemoinho de xadrez carmesim e fivelas de sapato de prata, desaparecendo habilmente entre dois escravos que traziam bandejas de copos de cristal para a sala de visitas.

A distração ocorreu, com a chegada de um bêbado John Quincy Myers, outra pequena mudança, que originalmente teria conhecido nosso querido casal em Wilmington, e chegou em River Run no meio do banquete requerendo as atenções médicas de Claire. Myers necessitava de uma pequena cirurgia, que foi realizada ali mesmo na sala de jantar com auxílio de alguns convidados. Lembrou de outra cena do episódio? Vamos falar dela depois. Com o tumulto o anúncio não foi feito. A seguir o trecho da chegada de Myers:

Era John Quincy Myers, o pioneiro, caçador e aventureiro, que preenchia o vão da porta de cima a baixo e de lado a lado, resplandecente na mesma roupa em que eu o vira pela primeira vez. Apoiou-se pesadamente no batente da porta, examinando a assembléia com olhos injetados. Seu rosto estava afogueado, sua respiração entrecortada e, em uma das mãos, segurava uma longa garrafa de vidro. Seus olhos se iluminaram ao me ver e seu rosto contorceu-se numa careta medonha de contentamento.
— Aí está você — ele disse, a voz arrastada, em tons da mais profunda satisfação. — Eu disse. Duncan não acreditou. E eu disse, sim, a sra. Claire disse que eu tinha que ficar bêbado antes que ela me cortasse. Então, estou bêbado. Bêbado… — Parou, oscilando perigosamente, e ergueu a garrafa no alto. — Como um GAMBÁ! — terminou triunfalmente. Deu um passo para dentro da sala, caiu de cara no chão e não mais se mexeu.

Outlander Season 4 2018

Na série, eles deixaram o anúncio acontecer normalmente, sem interferências. Em questão de adaptação serviu para conhecermos melhor a intenções e a personalidade (MacKenzie) de Jocasta, assim como o peso que seus planos tem sobre Jaime, uma vez que não temos a narrativa explicativa para auxiliar o entendimento.

Outra grande mudança narrativa que observamos foi o incidente com o escravo. De forma geral, na série ocorre como descrito no livro, ele corta a orelha do feitor que por vingança pendura o escravo em um gancho, só que no caso do livro tudo ocorreu em um moinho. A grande mudança ocorre quando Jaime e Claire ao chegam ao local para remediar a situação. Após os primeiros socorros, Claire se dá conta de que independente de poder salvar ou não a vida do escravo ele seria um homem condenado, então ela quem toma a decisão de usar o veneno ali mesmo no local da ação. Vejam o trecho:

Apenas alguns segundos haviam se passado — mas eu só tinha mais alguns segundos para agir. Coloquei a mão no braço de Jamie, desviando sua atenção da discussão.
— Se eu o salvar, vão deixá-lo viver? — perguntei-lhe, num sussurro.
Seus olhos dardejaram de um para outro dos homens atrás de mim, avaliando as possibilidades.
— Não — ele disse à meia-voz.
Seus olhos encontraram-se com os meus, escuros de compreensão. Seus ombros endireitaram-se ligeiramente e ele colocou a pistola sobre a coxa. Eu não podia ajudá-lo a fazer sua escolha. Ele não podia ajudar-me com a minha, mas ele iria me defender, qualquer que fosse a minha decisão.
— Dê-me o terceiro frasco da esquerda — eu disse, com um sinal da cabeça para a tampa da caixa, onde três fileiras de frascos de vidro transparente, firmemente fechados com rolhas de cortiça, guardavam uma série de remédios.

OUTLANDER - SEASON 4

Na série, vemos Claire sendo Claire, desafiando a todos, tentando salvar a vida do escravo. Aqui vemos a cena de cirurgia improvida que teria sido realizada originalmente em John Quincy Myers, uma forma de mostrar a todos a habilidades cura da sra. Fraser. Posteriormente, vemos os problemas causados por essa escolha, e então decisão de usar o veneno e entregar o corpo do escravo. As mudanças narrativas aqui serviram para reforçar os ideais dos personagens, que já se opõem a escravidão, além de dar um motivo sólido para Jaime buscar seu próprio caminho, em vez de seguir o que tia planejou para ele.

Agora você leu o livro pode pensar que houve outras mudanças, cenas cortadas, etc. Sim houve, mas como havíamos dito, vamos nos concentrar nas principais mudanças narrativas e no porque elas podem estar ocorrendo. O que importa é que a série está linda, e fazendo um lindo trabalho em trazer o livro pra telinha!! Mas diz para a gente, o que você mais sentiu falta na adaptação?

Tambores ourono 1

 

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s