Outlander:4×04 – Common Ground

resenhas

“- Aqui ficará a porta forrada de peles para evitar o frio. Ah, e aqui teremos uma pequena despensa e lareira onde vou fazer a benção da lareira. Vamos construir prateleiras para os livros e ter velas para que possamos ler à noite. Uma boa mesa no meio para as nossas refeições e ali a nossa cama… de frente para o leste, para que possamos assistir a cada nascer do sol.” – Planos do arquiteto Jamie Fraser

Outlander Season 4 2018

O episódio inicia com Jamie assinando os documentos e passando a ser o proprietário de 10 mil acres de terras da Coroa Inglesa. O Governador Tryon oferece acomodações para Claire, enquanto Jamie constrói a casa deles e o adverte sobre os perigos e dificuldades que enfrentará quando fizer o assentamento naquelas terras. Jamie agradece a oferta e preocupação com Claire, mas afirma que ela é muito corajosa, uma curandeira que já passou por uma guerra e viu a peste. E que ele não poderia fazer isso sem ela. O governador pede que ele tome cuidado com os reguladores quando estiver procurando colonos para suas terras. O amor de Jamie Claire é principalmente formado de sinceridade e admiração. Eles são honestos e se mostram como são, com qualidades e defeitos. E mesmo assim eles se aceitam e se admiram.

Há um momento tocante quando eles estão se preparando para deixar a cidade para se assentarem em Frasers Ridge, Jamie pede para que Fergus encontre homens de confiança para serem os colonos dele, de preferência highlanders e os homens de Ardsmuir. Claire se despede de Marsali que está grávida e dá conselhos do que fazer para evitar os enjoos. Marsali está sensível e fala que entende que ela e a mãe não se entendam, mas que ela gostaria muito de ter a mãe perto dela nesse momento. Claire a abraça e fala que a compreende, que pode contar com ela sempre. Claire Marsali criaram um vinculo de mãe e filha e isso é algo bonito de se ver. Jamie nota que algo está incomodando Claire e ela confessa que às vezes se preocupa com Brianna, que ela não se recorda direito da mãe dela, mas que sentiu a sua falta no momento do parto e que agora ela não estará por sua filha e nem por um neto. Jamie diz que quando ficou sem ela, ele se apegou a lembrança do rosto, palavras e do coração dela, que nesses momentos isso o fez ficar de pé e que com certeza a filha deles assim o fará. É muita sensibilidade e amor.

Eles chegam à maravilhosa cordilheira e começam a demarcar as terras deles. Há o primeiro contato com índios e não é nada amigável. Eles não conseguem manter uma  comunicação e em uma segunda visita, os índios devolvem algumas estacas que eles demarcaram as terras dando um recado claro de que eles não eram bem-vindos ali. Claire comenta que talvez não seja uma boa ideia ficar naquelas terras e que talvez o fantasma do índio que ela encontrou, veio para alertar que ali não era um lugar seguro, mas Jamie fala que a montanha conversou com ele e que esse era o lugar perfeito. Durante a noite eles escutam barulhos e descobrem que o acampamento foi invadido, a carne que eles tinham roubada e um dos cavalos machucados. Claire o examina e desconfia que as marcas foram deixadas por um urso.

Outlander Season 4 2018

No outro dia, Jamie vai até o acampamento de John Quincy Myers e conversa  sobre o que aconteceu com eles, o contato nada amigável com os índios e a visita do urso. Myers comenta que ouviu os cherokees falarem sobre o “Tskili Yona”, que os índios acreditam ser um espírito do mal em forma de urso. Ele aprende um pouco sobre os costumes e algumas falas da língua cherokee. Além disso, Myers mostra a Jamie que o orgulho não leva a nada, quando ele não aceita a gentileza dele depois de perder a carne e respondendo que veio à procura de conselhos e não de caridade. Sabiamente Myers, diz que com barriga vazia a mente também fica vazia. Pois é minha gente, quando digo que Jamie e Claire têm um amor atemporal justamente por se aceitarem com todos os seus defeitos, é porque os dois são cabeças duras, que se reconhecem e se aceitam. Em Outlander não há perfeição e talvez por isso é que esse universo me encante tanto.

À noite novamente eles ouvem barulhos e encontram Myers muito ferido por marcas que parecem ser de um urso. Enquanto Claire trata de Myers, Jamie no melhor estilo “Daniel Bonne” sai em busca da fera. É uma cena muito bem feita onde aparece Jamie na escuridão enfrentando a fera ou urso e alternando para os índios em um ritual no acampamento deles. Jamie atira e erra, enquanto prepara outro tiro a criatura o ataca e então, descobrimos que se trata de um índio usando a pele e as garras de um urso. Ele fere Jamie no ombro, mas acaba morrendo quando Jamie o acerta com uma das estacas.

Outlander Season 4 2018

No outro dia, Jamie vai até a tribo e leva o corpo do homem mostrando que ele não é um monstro, mas apenas um índio. Um dos índios fala que eles já sabiam disso e que ele era um “Tskili Yona”. Um índio que viveu com eles, mas abusou de uma das mulheres e foi expulso da tribo. Ele sempre tentava voltar para a tribo e eles o mandavam embora, até que um dia ele perdeu a cabeça e se transformou no espírito do urso atacando acampamentos, animais e roubando comida. E que não podiam matá-lo porque para eles o índio já estava morto. Jamie dá a palavra dele que deseja paz, pede que ele e a família tenham paz também.

Os índios vão até o acampamento agora amigáveis e chamam Jamie de “O Matador de Ursos”. Enquanto confraternizam, Claire conhece duas índias, Giduhwa e a avó do marido dela Adawehi que é a curandeira da tribo e muito poderosa. Ela fala que sonhou com Claire e que uma grande lua prateada refletia no lago, então Claire se transformou em um corvo branco voou e engoliu a lua, voou até ela e colocou na palma de sua mão um ovo que se abriu. Nele havia uma pedra brilhante e ela sabia que era uma grande magia que poderia curar doenças. Que agora Claire possui magia, mas quando tiver os cabelos da cor da neve será muito poderosa e sábia. Adawehi fala para Claire não se culpar com o que vai acontecer, porque os deuses mandam as doenças. É claro que Claire não entende, mas confesso que sempre imaginei como seria a boa amiga curandeira de nossa Sassenach, que se comunicavam por gestos ou pela tradução da outra índia, com a sua bondade e a sua bolsinha mágica. Isso faz com que eu fique feliz com a aparição dela e também triste pelo o que vai acontecer.

Em Oxford, Roger encontra no livro que Brianna o presenteou uma referência à Frasers Ridge. Roger sendo um historiador pesquisou junto à autora do livro e descobriu documentos que provaram que Claire encontrou Jamie e construíram um lar na Carolina do Norte, no mesmo lugar onde atualmente é feito o festival escocês. Brianna fica emocionada e grata  com ele pela descoberta, mas ainda estão magoados desde o último encontro. Roger retorna à Inverness para buscar mais documentos de sua antiga casa e conversando com Fiona descobre que a avó dela ajudou o pai dele em uma pesquisa, encontrando uma nota de obituário onde é comunicado o falecimento de James Fraser e sua esposa em um incêndio dois anos após eles adquirirem as terras. Fiona fala que Brianna tem o direito de saber, mas Roger insiste que isso quebrará o coração dela. E lerdinho como é, ele demora um pouco para decidir. Quando ele toma uma atitude e liga para Brianna, ele descobre que Bree foi para à Escócia visitar a mãe dela.

Outlander Season 4 2018

Que episódio maravilhoso foi esse? Teve ação, romantismo, emoção e um final surpreendente. Gostei das mudanças e acredito que existam detalhes e tramas que são ótimas no livro, e não tão boas na tela. Gosto da construção do relacionamento entre Claire Marsali, e da família que estão formando. Adorei ver Jamie guerreiro e lutando pela segurança de sua família, aliás, estava lindo empunhando o seu machado, de cabelo solto e matando o falso urso. Amo Jamie e Claire em Frasers Ridge e construindo o lar deles. Só quem já teve a oportunidade de sonhar com a sua casa, imaginando cada detalhe, enfrentando dificuldades e mesmo assim jamais desistindo desse sonho sabe como é gratificante. Jamie pensando em agradar a mulher que tanto ama e que reconhece que só conseguirá concretizar o seu sonho porque ela é o seu apoio. Assim como Claire, que vejo ser tão criticada por ser quem é, mas que insisto em dizer: que mulher! Uma mulher feita de coragem, força e determinação; e como Jamie diz – ela faz dele um homem melhor. Frasers Ridge significa para Jamie e Claire a realização de um sonho, o lugar onde vão poder viver com a sua família, o lar que eles construíram e que ali plantaram o coração. Esta quarta temporada está muito boa e este episódio foi o meu favorito. Está gostoso de assistir esse amor mais maduro, íntimo e cúmplice construir essa nova história. E é bom que Jamie e Claire corram com a construção porque a filhinha está chegando; e eu não vejo a hora desse encontro acontecer.

Outlander Season 4 2018

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

 


2 comentários sobre “Outlander:4×04 – Common Ground

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s