Outlander: 4×05 – Savages

resenhas

“He was a boogie-woogie bugle boy of Company B
And when he plays boogie-woogie bugle
He’s was busy as a bzzy bee… ” – Mumu assobiando

Outlander Season 4 2018

O episódio inicia mostrando que Claire e a sua amiga índia Adawehi tentam se comunicar com gestos, um pouco de francês, inglês e a língua dos cherokees. Elas conseguem se entender, afinal, ambas têm o dom da cura e assim passam os ensinamentos. Adawehi é uma mulher sábia e grande curandeira que pergunta a Claire  se ela tem filhos. Claire responde que tem uma filha, mas que ela está muito longe. A bondosa índia diz que a filha dela não está longe, mas ali e Claire concorda emocionada que Brianna está em seu coração. A cena foi belíssima e a atriz Tantoo Cardinal fez uma boa parceria com Caitriona Balfe.

OUTLANDER - SEASON 4

Jamie está de partida para Woolam’s Creek com Ian em busca de inquilinos para suas terras. Ele se preocupa em deixar Claire sozinha, mas ela fala que pode se cuidar e que precisa fazer o parto da filha de Gerhard Mueller, descrito por Jamie como mais teimoso e menos sensato do que a mula Clarence. Jamie sorrateiramente pega um dos castiçais de prata que eram de sua mãe e que sua tia o presenteou, e o coloca em sua bolsa escondendo de Claire.

Há um momento muito lindo entre Jamie Claire quando ele pergunta se Brianna tem um pequeno sinal de nascença no formato de um diamante atrás da orelha esquerda. Claire diz que sim, mas que não se recorda de ter comentado com ele sobre isso. Jamie diz que ele sonhou com isso e beijou o sinal. Ai meu Deus que esse encontro aconteça logo porque esse pai e essa mãe precisam abraçar essa filha. E eu preciso me acabar de tanta emoção.

Outlander Season 4 2018

Em Woolam’s Creek Jamie Ian percebem que terão dificuldade em conseguir inquilinos mesmo oferecendo 100 acres de terra, sem pagar aluguel até que produzam algo. Mesmo a oferta sendo vantajosa um dos homens afirma que eles não pretendem deixar a cidade para trabalhar na terra e depois ver tudo ser tirado pelo governo com impostos abusivos. Jamie procura o ourives da cidade porque ele pretende fazer uma surpresa para Claire, mas quem o atende é a esposa do ourives que está toda seduzente para o nosso belo escocês – mesmo que insistam em colocar a peruca mais horrorosa da Escócia no bonito -, mas Jamie que não é besta sai rapidinho. Mulher, Jamie é da Claire e ela além de saber usar um trabuco, é boa com as facas.

Depois de consertar o freio da carroça Ian fala que um ferreiro rabugento cobrou dele um preço abusivo, que faz com que Jamie fique louco de raiva e vá tirar satisfação com o tal do ferreiro, que não é outro senão Murtagh (Duncan Lacroix), o rabugento e de  humor ácido. O bom e fiel padrinho de Jamie que eu tanto amo. E que emoção foi o reencontro desses dois! Muito obrigada Ron Moore por trazer Mumu de volta.

OUTLANDER - SEASON 4

Claire faz o parto da jovem Petronella que tem uma linda menina. Todos estão felizes e Petronella em agradecimento à Claire batiza a bebê com o nome de Klara. A mãe de Petronella avisa Claire que como ela não tem netos pode compartilhar com ela o prazer de ser avó. A paz é interrompida quando alguns índios aparecem para tomar água do riacho perto da casa dos alemães. Mueller sai armado para enfrentar os índios e confronto está armado. Só não acontece o pior porque Claire entra no meio e pede que Mueller abaixe a arma explicando que os índios só foram beber água e abençoaram o riacho. Ela também se identifica para os índios como a curandeira esposa do Matador de Ursos e pede para que eles vão até outro ponto do riacho para  beber água.

Outlander Season 4 2018

Murtagh conta que a vida dele não foi nada fácil passando 12 anos de trabalhos forçados, onde pensou várias vezes em cortar o pescoço do seu patrão – Murtagh sendo Murtagh –, mas quando ele morreu, ele pode comprar a sua oficina e exercer a profissão. Jamie pergunta se ele pode fazer um favor para ele, mostrando o castiçal de prata que pertenceu a sua mãe e que ele quer fazer uma surpresa para a sua esposa. Jamie conta todo feliz que Claire retornou para ele, que ele tem uma filha que ficou no futuro e todo orgulhoso fala que ela está na universidade. Murtagh o convida para ir até a sua oficina e depois para uma reunião. Na reunião Jamie reconhece vários dos homens a quem ofereceu as terras e descobre que Murtagh é o líder dos reguladores, homens que são contra as cobranças abusivas de impostos pelo governo, mesmo que para isso tenham que usar da força. Jamie Murtagh tem uma relação de pai e filho, de amigos que se respeitam, mas que nesse momento estão em lados opostos.

Nossa Sassenach está de volta à Frasers Ridge e começa a mostrar os seus talentos de fazendeira cuidando dos animais, das suas ervas, tricotando, cozinhando e tendo sempre ao seu lado a companhia do fiel Rollo. O pastor Gottfried chega à colina enviado pela esposa de Mueller, que está preocupada com o que o marido possa fazer a Claire, porque Petronela, o irmão dela e a sua bebê Klara, morreram devido a um surto de sarampo e Mueller enlouqueceu a culpando por isso. Porque ela disse que os índios abençoaram a água, mas na verdade ele acha que eles lançaram uma maldição.

Claire se prepara para receber a visita do alemão doido tendo ao seu lado um trabuco carregado, um belo pedaço de charque e seu fiel escudeiro Rollo – se bem que o fofo do Rollo mais assusta do que protege, late até para o vento -. Mueller chega e conta o que aconteceu, fala que trouxe algo para proteger Claire da bruxaria dos selvagens e entrega um embrulho. Ela quando olha imagina que seja a boneca que pertencia a pequena Klara, mas o que ela encontra é algo horrível, o escalpo da sua boa amiga Adawehi junto com a bolsinha que ela sempre carregava. Mueller totalmente enlouquecido fala que matou a bruxa selvagem que trouxe a doença. Depois Mueller e sua mulher recebem o mesmo tratamento de selvageria, quando os índios os matam e tocam fogo na propriedade. Em uma cena tocante Claire embrulha o escalpo em um tecido como se fosse uma mortalha, coloca em uma caixinha de madeira e leva ao fogo, simbolizando o ritual de despedida de sua amiga.

Depois da volta de Jamie, acontece mais um reencontro emocionante. Claire está de costas recolhendo lenha quando ouve a música que ela cantava em suas apresentações com Murtagh, quando saiu em busca de Jamie. Agora a música era assobiada pelo querido Mumu que estava de volta para abraçar a sua amiga. Eita coisa mais linda meu Pai!

Outlander Season 4 2018

E em Inverness Roger lerdinho como é descobre que Brianna esteve há dez dias na cidade e deixou uma carta para ele, mas pediu para que fosse entregue só depois de um ano. A mulher com dó da “cara de cachorro perdido em dia de mudança” de Roger, entregou a carta antes. Ele lê a carta e vemos Brianna indo até as pedras, falando que descobriu algo terrível sobre a mãe dela e Jamie, que precisava fazer algo sobre isso. Que ela se importa com ele, para não segui-la e como ele um dia a aconselhou a pensar na mãe dela feliz no passado, que era assim que ela queria que ele pensasse sobre ela. E Bree foi.

Que episódio lindo e emocionante foi esse. Repleto de atuações boas como na cena do reencontro entre Jamie e Murtagh com Sam Heughan com os olhos cheios de lágrimas, e Caitriona Balfe esteve simplesmente maravilhosa, que expressão e que atuação. Falando em maravilhosa, o que foi Claire nesse episódio. Enfrentando o perigo, atuando como médica, sendo a senhora de sua propriedade, amiga, mãe e leoa defendendo a paz. E como é maravilhoso poder acompanhar Fraser Ridge sair das páginas dos livros e tomar forma, assim como os animais e detalhes descritos. Como é lindo ver um casal apaixonado que passou por muita coisa e hoje amadurecido constrói a sua vida. Um casal que possui intimidade e cumplicidade ao ponto de entender o que o outro sente só pelo olhar, como na volta de Jamie à colina e sabendo que sua Sassenach precisava dele mais do que tudo na vida. E fiquei com dó do Roger, eu sei que ele é lerdo, mas o pobre ficou arriado. Mas Roger, chega de lerdeza e vá atrás da sua amada porque ela tá dando sopa no século XVIII e tem gavião à solta. Corre homem!

OUT¹: A casa de Jamie Claire está uma beleza. Tudo lindinho e arrumado. Até parece que “Os Irmãos a Obra” foram ajudar o nosso casal.

OUT²: E habemus a Primeira e Única Maldita Porca, aquela que nunca perdeu uma cria, a perseguidora de chapéus alheios, a pooooooooorrrrcccaaaaaaaaa da Claire e a melhor segurança que uma despensa pode ter.

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


2 comentários sobre “Outlander: 4×05 – Savages

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s