Outlander: 4×10 The Deep Heart’s Core

resenhas

“Não, estou feliz que eu vim. Eu também vim para te encontrar.” – Brianna para Jamie

Eu por várias vezes já confessei que sou uma apaixonada por Outlander, e um dos fatores que tornam essa paixão crescer cada vez mais, é a forma nua e crua como os personagens são descritos. Outlander é uma história complexa com personagens complexos. Há um heroína e um herói cheios de coragem, força e determinação que vivem um amor atemporal, mas também esses heróis possuem defeitos.

Jamie, Claire, Brianna, Roger, Ian, Murtagh e quem mais surgir, são personagens admiráveis que aprendemos a amar, uns mais, outros menos, mas que nos fazem sentir sentimentos diferenciados. Um exemplo claro é Roger Lerdo Mackenzie que mesmo sendo um homem do futuro, já se portou como um machista e foi bruto com Brianna, mas depois de levar uma surra sem ao menos poder dizer um “ai” de Jamie – ele foi trocado como mercadoria e agora está em uma viagem sofrida com os índios – e no mesmo instante comecei a vê-lo como Roger Pobre Mackenzie, porque ele pode ter os seus defeitos e eu nem sempre gostar das atitudes dele, mas ele não merecia passar por todo esse sofrimento.

Assim como Jamie, e provavelmente muitos fãs irão discordar da minha opinião. Lembrando é claro que eu sou uma apaixonada por Jamie. Admiro muito o personagem, sua honra, romantismo e o amor devotado que ele tem por ClaireJamie Fraser é um homem moderno para o século 18. Ele por diversas vezes foi mais moderno do que Frank já foi, e que era um homem que nasceu a anos no futuro. Porém, Jamie é um cavalheiro e também um guerreiro selvagem, e não o sonho ideal feminista que às vezes fazemos dele. Jamie é como a grande maioria das pessoas – com qualidades e defeitos – e está em um processo de aprendizagem e progresso,  e muito disso se deve à Claire. Ele a ama e procura entender o que é totalmente diferente para o seu tempo.

Ver Jamie conversar e aplicar em Brianna   a psicologia reversa  foi um momento doce entre pai e filha. Só alguém que já sofreu na pele uma violência pode entender ou imaginar como o outro se sente. Também foi doce o momento em que eles observam Claire trabalhando em sua horta e mostrando que lá ela está em paz. Jamie fala que Claire se pudesse criaria raízes em sua pequena horta e Bree admite que Frank também falava a mesma coisa. Jamie diz que Bree deve culpá-lo por Claire a ter deixado por causa dele, mas ela afirma que quis conhecê-lo também.

Depois do momento entre pai e filha, há o momento de verdade e sinceridade entre mãe e filha. Claire faz o melhor para ajudar sua filha a superar tudo o que aconteceu com ela. Elas têm uma conversa franca, onde Claire aborda o assunto de que ela pode parar com a gravidez. Deixando claro que a decisão deve ser de Brianna, mas Claire esclarece que ela tem opções e que estará ao lado dela em qualquer decisão. Bree confessa para Claire que pode haver uma chance pequena de que o bebê seja de Roger e que isso já é suficiente para que ela possa manter a criança. E independente de quem seja a criança, ela vai amá-la. Esses momentos sinceros tornam Outlander uma série maravilhosa. Não é jogado simplesmente um mundo cor-de-rosa com personagens perfeitos, feito para que as pessoas gostem por causa de suas opiniões acatadas. Claire ama a sua filha e por isso deu opções de escolha para ela, respeitando a sua decisão seja ela qual for.

Mas o clima de paz no Clã Fraser chega ao fim e igual à bebida da destilaria que está em ebulição, os sentimentos explodem quando Brianna toma conhecimento do que aconteceu com Roger através de Lizzie. Sim, Lizzie errou muito ao achar o que não viu, e falar para Ian e Jamie. E papai Matador de Ursos agiu como o selvagem que é e está acostumado a agir. Lizzie errou com certeza, deveria ter procurado Brianna para conversar primeiro e falar sobre o possível agressor. Jamie errou? Sim, eu com certeza acho que errou, mesmo que digam que ele é um homem do seu tempo e essa é a sua forma de agir, mas lembram quando ele conversou com Brianna e admitiu que matar Black Jack Randall não ajudou em nada, e que o perdão sempre é a melhor saída? Então, parece que isso é mais fácil de ser falado do que ser aplicado. É justificável a raiva que Jamie sente ao descobrir que quase matou um homem inocente, mas nunca será justificável a forma como ele falou com sua filha. Brianna errou? Com certeza bater na cara de Jamie e Ian me deixou chocada. Não gostei. Entendo a raiva e revolta, mas não se justifica. Só que Bree é uma Fraser e como tal age como seu pai. E Claire ao não contar para Jamie sobre ser Stephen Bonnet o violador foi uma traição para com o seu parceiro de vida, mas havia uma promessa feita para a sua filha de não falar nada para Jamie – confesso que eu não queria estar no lugar de Claire -. E Ian só estava no lugar e hora errados. Sentimentos confusos, coisas não ditas e que chegaram ao ponto de explosão. Resultando em uma família abalada.

Ian fala que essa tribo está ao norte. Como Bree está grávida não pode ir com eles à procura de Roger e por isso Jamie pede que Murtagh leve ela até River Run para que sua Tia Jocasta cuide dela. Antes, ele pede em segredo que Murtagh vá atrás de Stephen Bonnet e o traga para que ele o mate. Bree tem uma despedida fria com Jamie e uma emocionante com Claire que não quer se separar de sua filha nesse momento tão difícil, mas Bree diz que só confia nela para trazer Roger volta.

Enquanto isso, Roger Atrapalhado Mackenzie tenta fugir da situação em que ele se está e encontra um caminho que dá em um círculo de pedras que ele escuta o mesmo som das pedras de Craig Na Dun. O episódio termina assim com Roger dividido entre voltar à segurança do seu tempo e ficar naquele mundo hostil em busca do seu amor.

Gostei muito de Jamie, Bree e Claire serem mostrados como são, não como pessoas perfeitas, mas como pessoas que têm qualidades e cometem erros. Com certeza eles vão achar um meio de encontrar Roger e também de encontrar a união entre eles. Os Frasers se amam, se respeitam, se aceitam e aprenderão com seus erros. Ansiosa? Com certeza, mas também já sentindo que o fim da temporada está próximo.

OUT¹: Gostei de ver Mumu com em cena e aguardando mais momentos entre eles.

OUT²: É claro que Jocasta vai mimar muito Brianna. Ela é uma Mackenzie também. Filha do seu sobrinho e mesmo que Jocasta tenha tido algum conflito com Claire, ela sempre a admirou. Brianna com certeza é uma boa opção de herdeira para o seu império.

OUT³: Eu ri com Ian apaixonadinho por Brianna e fazendo o pedido de casamento. Ah, bichinho levou um tapa e gamou.

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


3 comentários sobre “Outlander: 4×10 The Deep Heart’s Core

  1. ACHO QUE O SEU TEXTO É MUITO RIDÍCULO PARA UMA SÉRIE TÃO SÉRIA. PENSO QUE VOCÊ IDEALIZOU UMA PLATEIA DE ADOLESCENTES PARA ESTA SÉRIA MAS NÃO É BEM ASSIM. EU TENHO MAIS DE 75 ANOS E MINHA ESPOSA QUASE 70 ANOS E NÃO PODEMOS NENHUM CAPITULO, QUANDO PROCURO SABER ALGUMA COISA SOBRE A SERIE NOS SEUS COMENTÁRIOS E VEJO TODAS ESTAS BABOSEIRAS FICO MUITO IRADO. DÁ PARA VOCÊ RESPEITAR OS LEITORES ?

    Curtir

    1. Sr. Luiz que bom que o senhor e a sua esposa acompanham a série. Sinto muito que o senhor se sinta dessa forma ao ler os meus textos. Concordo que a minha prosa não tenha a linha “Machadiana” ou siga a norma culta com os seus textos rebuscados. Não sou uma adolescente, pelo contrário, sou uma profissional de Letras, uma mulher madura e acima de tudo alguém que respeita o ser humano. Escrevo as resenhas de Outlander desde que a série começou em 2014, sou uma apaixonada pela obra escrita e televisiva. Senti um choque em saber que os meus comentários para o senhor eram ridículos e baboseiras. Confesso, que antes nunca ninguém havia reclamado. Enfim, Outlander é uma paixão, uma saga maravilhosa que tem uma adaptação televisiva a sua altura. Essa é a minha forma de escrever e assim permanecerei. Quanto a encontrar mais informações sobre Outlander, o senhor poderá encontrar no site porque há vários conteúdos com muita informação e trabalho de pesquisa, assim o senhor não terá o desprazer de ler novamente as minhas resenhas, mas fique à vontade se assim quiser, pois jamais em meus textos o senhor será desrespeitado ou tratado sem educação. Obrigada por ler, pela opinião e se cuide. Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s