6 Livros para matar a saudade de Outlander

Nossa amada série Outlander só volta em 2020, Diana Gabaldon ainda não confirmou 100% quando publicará o nono livro da saga (é para ser este ano), e já assistimos todas as séries parecidas com a épica história de Jamie e Claire (se alguém vier me falar de Reign e Kurt Seyit e Sura mais uma vez, eu juro que eu surto). Pensando nisso, eu resolvi explorar um gênero literário com o qual eu ainda não tinha me familiarizado: o romance de época escocês.

Antes de assistir e ler Outlander, eu não fazia ideia de que existe toda uma comunidade de autores que se dedica a escrever histórias deliciosas com protagonistas das Terras Altas da Escócia. Guerreiros escoceses de clãs famosos como McDonald, Mackenzie, McCabe, Montgomery, Armstrong, Cameron, e assim por diante. Heroínas destemidas e apaixonantes, quer sejam inglesas, quer escocesas, e um pano de fundo de tirar o fôlego, com montanhas, lagos, florestas e planícies da nossa amada Escócia. É possível viajar até lá lendo esses livros, e o melhor de tudo, sem precisar entrar num avião nem gastar mais do que 20 ou 30 reais.

Diana Gabaldon escreveu os três primeiros livros da saga Outlander sem ter sequer posto os pés na Escócia uma única vez. Valendo-se de pesquisa, ela pôde recriar as paisagens das Terras Altas e o linguajar dos escoceses do século 18. Mais tarde, com a fama dos livros, ela foi conhecer o país sobre o qual tanto escreveu. De certa forma, nós também podemos viajar até à Escócia ao ler romances que protagonizam o povo e a cultura das Highlands.

Embora tais livros não sejam tão complexos quanto A Viajante do Tempo, nem tenham mais do que 300 e poucas páginas, e sejam extritamente do gênero Romance, ainda é possível se deliciar com a leitura. É verdade que os livros da saga Outlander oferecem uma variedade de gêneros. Jamais poderão ser considerados extritamente romance; eles têm aventura, viagem no tempo, suspense, história, botânica e até medicina. Diana Gabaldon teceu uma narrativa complexa que até hoje confunde as livrarias, que nunca sabem ao certo como classificar esses livros. Serão ficção científica? Serão fantasia? Serão romance histórico? Enfim, os livros dos quais falarei nesta matéria não são tão complexos, nem possuem essa variedade de gêneros. Não, estarei falando de Romance mesmo, e o herói sempre é um guerreiro escocês de tirar o fôlego!

Eu selecionei 6 livros que, embora tenham sido escritos originalmente em inglês, estão todos disponíveis em português, tanto na Amazon Brasil via Kindle quanto em livrarias pelo país afora. Um deles eu encontrei no supermercado Extra (sério, fiquei pasma!). Todos eles possuem inúmeras resenhas de blogueiras brasileiras cantando seus louvores a mil. Vêm super bem recomendados.

  1. A Noiva do Capitão
Capa elegante da versão em português

Esse livro é o que talvez mais se assemelhe a Outlander por se tratar de um soldado escocês e de uma mocinha inglesa. A história é divertidíssima, e várias vezes me peguei rindo com as situações descritas no livro. Madeline tem fobia social, ela fica desesperada só de pensar em estar no meio de um monte de gente. É claro que ninguém sabe que isso é um problema, acham que ela não quer participar de bailes por pura frescura. Para se livrar da primeira temporada como debutante em Londres, ela inventa um capitão escocês chamado Logan Mackenzie e diz que eles ficaram noivos. Ela chega até a enviar cartas pra tal capitão. Ela insiste tanto na mentira, que toda a família acredita. Dessa forma, ela consegue passar anos – ANOS – noiva de um capitão imaginário e sem precisar participar de bailes.

As cartas que ela escreve para o noivo de mentira são hilárias. Depois de uns 6 anos, ela finalmente decide que o capitão Mackenzie morreu no campo de batalha. Ela conta à fanilia a triste notícia e passa mais de um.ano só vestindo preto, tudo para manter a farsa. Qual não é a surpresa dela – e das pessoas que a conhecem – quando 2 anos depois da dita “morte” do noivo, um escocês fardado com direito a kilt e tudo aparece na porta da casa dela, com as cartas que ela enviou, dizendo que o nome dele é Logan Mackenzie e que ele veio pra cumprir as promessas sobre as quais ela escrevera nas cartas. Vocês já imaginam a confusão, não é? Isso que eu escrevi é uma breve sinopse do livro e não dá spoiler algum (uma descrição semelhante está na página da Amazon).

A história se passa entre 1806 e 1818, durante e após a guerra contra Nápoles. O capitão Logan Mackenzie é solddado do exército britânico, lembrando que a Escócia já pertencia ao Império Britânico no século 19, e não estava mais lutando contra a Inglaterra, como acontece em A Viajante do Tempo e Libélula no Ambar. A autora se chama Tessa Dare e praticamente todos os seus livros estão disponíveis em português. São romances históricos que se passam nas ilhas britânicas, muitas vezes com duques, lordes, etc. Esse livro tem um escocês, e faz parte de uma série, a Castles Everafter, mas não é necessário ler os livros anteriores ou posteriores para apreciar a história.

Agora por favor, deixem eu compartilhar com vocês a capa desse mesmo livro, só que a versão em inglês, e me digam se não é mais divertida? (Estou dando muitas risadas). O título em inglês também é completamente diferente, “When a Scot ties the knot”, que traduzindo livremente, significa, “Quando um escocês junta os trapos” (ou seja, se casa).

Vai dizer que essa capa não é mais “hot”?

2. Seduzida por um Guerreiro Escocês

Esse é um dos melhores livros de romance histórico medieval que eu já li. Eu já tinha lido outros livros da Maya Banks, porém contemporâneos. Fiquei bastante surpresa ao encontrar vários romances medievais. A diferença principal desse romance para outros é que a heroína, Eveline Armstrong, é surda, mas ninguém sabe! Ela sofreu um acidente que lhe tirou o sentido da audição, e como ela passou meses para se recuperar completamente, o casamento que deveria ocorrer entre ela e um homem cruel, não ocorreu. Ela parou completamente de falar, e aprendeu a ler lábios para saber o que as pessoas diziam, só que como às vezes ela parecia entender (quando estava de frente para quem estava falando com ela e conseguia ler os lábios) e às vezes ela parecia completamente no mundo da lua (quando a chamavam por exemplo, mas ela não escutava e a pessoa estava fora da visão dela), todo mundo começou a pensar que o acidente a havia deixado “fraca da cabeça”. Ela não corrigiu ninguém porque imaginava que, assim, não teria mais que se casar com ninguem. Quem iria querer uma esposa tola?

Os Montgomery são inimigos dos Armstrong, numa richa que já dura séculos, e o rei da Escócia decide que já estava na hora de esses dois clãs poderosos se reconciliarem. Ele, portanto, ordena que o Laird dos Montgomery, Graeme, se case com Eveline. Além de ficar enfurecido em ter que casar com a filha de seu clã inimigo, Graeme já tinha ouvido as fofocas de que a moça não era “normal”. Nós vemos pela narrativa que Eveline é muito mais esperta do que todos imaginam, e não leva muito tempo para segredos serem revelados, e uma linda história de amor e lealdade acontecer. Mas não sem muitos obstáculos é claro. Aventura, resgates, escoceses lutando ao fio da espada, e uma heroína corajosa e amorosa criam um história de tirar o fôlego. Li numa única sentada. Super recomendo.

Ah! É claro que a capa do livro em inglês e muito mais escandalosa, e vou compartilhá-la com vocês, mas é óoooobvio!

Vai dizer que não estou certa, gente???

3. Atraída por um Highlander (Trilogia Irmãos McCabe)

Os três volumes da Trilogia

O primeiro livro da trilogia dos irmãos McCabe, também da escritora Maya Banks, conta a história de Ewan McCabe, laird do clã McCabe, e Mairin Stuart, herdeira do falecido rei da Escócia, escondida quase toda a vida pela irmãs de um convento. Se passa nas Terras Altas, é claro, em tempos medievais. A narração não diz quando, mas é antes da invenção de armas de fogo, antes de a Inglaterra possuir a Escócia. Todas as lutas são travadas à espada, há um rei escocês, e os clãs apoiam ou se rebelam contra o rei. O livro também me lembra muito Outlander porque tem de tudo: um casamento praticamente arranjado, aventura, traição, envenenamento, resgate, coragem, lealdade e, é claro, herói e heroína se apaixonam depois de se casarem. Preciso dizer mais?

4. Seduzida por um Highlander

O segundo livro da trilogia conta a história do irmão McCabe do meio, Alaric McCabe, que está indo em direção ao clã McDonald para pedir em casamento a mão de Rionna McDonald, um casamento arranjado, mas que fortalecerá os laços entre os dois clãs. Porém, no caminho, ele é atacado e deixado por morto, mas cuidado e resgatado por Keeley McDonald, que havia sido banida do clã, mas é prima e amiga de Rionna. Keeley e Alaric sentem-se atraídos um pelo outro, a ponto de Alaric pensar em deixar honra e família para trás para ficar com a mulher que ama, e que dane-se a aliança com os McDonald. Esse foi o meu menos favorito da trilogia, mas vale a pena ler se você quiser entender bem a história. Eles não precisam necessariamente ser lidos em ordem. Eu li fora de ordem e não tive problemas.

5. Apaixonada por um Highlander

Esse é com certeza meu favorito da trilogia. É dificil falar dele sem dar spoilers do segundo livro, mas se você ler a sinopse na página da Amazon ou mesmo da Saraiva, você não estará lendo nada diferente. É a história do terceiro e mais novo dos irmãos McCabe, Caelen, e de Rionna, que obviamente não se casou com Alaric (a gente já sabia que ele ia escolher a Keeley, né? Bem, não é bem assim que as coisas acontecem no segundo livro, mas só lendo para vocês descobrirem). Em todo caso, Rionna e Caelen aceitam se casar para finalmente consolidar uma aliança entre os McCabe e os MccDdonald. É um casamento de conveniências, e estaria tudo bem se não fosse a personalidade peculiar de Rionna. Ela é uma guerreira, sabe usar uma espada e prefere usar roupas de homem ao invés de vestidos que a inibem de lutar. Pensem na Mérida, de Valente. Caelen tem dificuldade em aceitar a peculiaridade da esposa, e além disso, ele se torna laird dos McDonald no lugar do pai de Rionna, o que não é bem visto pelos membros do clã, muito embora o pai de Rionna fosse um péssimo lider. Aventura, resgates, lutas, lealdade e condições preenchem as páginas desse livro, que se tornou um dos meus favoritos, com certeza.

E as capas em inglês? É claro que vou compartilhar com vocês!!! (São muito mais escandalosas – aliás, as em português não têm nada de escândalo!)

Tudo bem, tudo bem, eu iria sim ficar com vergonha se alguém me visse lendo um livro com essas capas!

6. Pode Beijar a Noiva

Essa história tem até um James, gente! Emma Van Court é uma professora londrina que fica viúva enquanto está numa aldeia escocesa. Ela recebe a notícia de que, se se casar de novo, receberá uma herança. Imediatamente, todos os homens solteiros na aldeia querem se oferecer para serem o noivo, até o pastor local! James Marbury é primo do falecido marido de Emma, e ao saber do falecimento, vai até seu encontro. Ele sempre fora apaixonado por ela, e descobre que os anos não diminuíram em nada seu amor. Como Emma se encontra exasperada com tantos pretendentes a marido, James se oferece a ser seu marido temporário. E…. vocês já sabem como essas histórias com “maridos de mentira” acabam, né? É um livro curto e fofo, mas o interessante é que a autora é a Meg Cabot a mesma que escreveu os livros “Diário de Princesa”. Ela usa o pseudônimo Patricia Cabot para seus livros de época.

Este livro sai de graça no Kindle unlimited!
Não possui? Clique aqui e adquira!!

Então é isso meus queridos e queridas apaixonados e apaixonadas! Espero que vocês tenham a oportunidade de ler alguns desses livros e matar a saudade de Outlander enquanto aguardamos a 5a temporada e o nono livro da série. E se você ainda não leu os 8 livros que formam a saga Outlander, tá esperando o quê???

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s