SPOILERS da 5a Temporada

SPOILERS baseados no livro 5: A Cruz de Fogo

Sejam bem-vindos, minhas queridas e meus queridos apaixonados por Outlander! Aqui você vai encontrar TODOS os SPOILERS possíveis (e quem sabe até alguns impossíveis) da 5a temporada de Outlander. Bom, como eu ainda não sou BFF dos produtores da série, eu não sei assim exatamente quais modificações eles farão na história (salvo o Murtagh continuar vivo) MAS baseando-me no livro 5, que é o material usado para fazer a 5a temporada, eu posso garantir MUITOS spoilers bombásticos pra vocês!

Agora, estou avisando, a partir do próximo parágrafo, tudo é spoiler. Não vá lendo sem querer saber pra depois ir reclamar nos comentários que eu estraguei as surpresas da 5a temporada, ok? MAAAAS, se você é como eu (e eu SEI que existem várias pessoas que pensam assim como eu) e você ADORA saber o que vai acontecer, se você não tem paciência para esperar, se você PRECISA saber tudo o que te espera sobre Outlander pra ONTEM, aperte o cinto e venha comigo, porque esse passeio será com EMOÇÃO! (passeio de buggy nas Dunas do nordeste, com EMOÇÃO, sem emoção, tá ligado? Abre aspas – eu rindo sozinha da minha própria piada sem graça – fecha aspas.

Bom, deixa eu explicar um pouco as coisas. Eu ADORO spoiler das minhas séries favoritas. ADORO. Quando eu estava na metade da primeira temporada de Outlander, eu fiquei tão angustiada, mas tão angustiada pra saber TUDO o que iria acontecer, que busquei na internet a respeito da obra de Diana Gabaldon e li um resumão de TODOS os 8 livros. Aí depois que eu tinha me acalmado e já sabia que Jamie e Claire iriam continuar juntos por muito tempo (apesar das separações de tempo e espaço), eu continuei vendo a série e fui ler os livros com mais calma (por “mais calma” entenda-se que eu li os 8 livros em 60 dias – sim, eu praticamente engoli os livros).

OK, PREPARADOS? Devidamente avisados? Prontos pra ler os BABADOS BOMBÁSTICOS? Sim? Então simbora!!!

O livro começa com um grande “gathering”, uma reunião de escoceses em River Run, propriedade de Jocasta Cameron, durante a qual Roger e Bree se casam (Roger haters, calem-se, calem-se, calem-se! Roger ❤ Bree Forever). A Jocasta inclusive chama um padre, o Father Kenneth, para celebrar o matrimônio, tanto o de Roger e Brianna como o da própria Jocasta com o Innes Duncan, um ex-prisioneiro jacobita amigo de Jamie. Na SÉRIE, nós sabemos que o personagem de Duncan está sendo substituído por Murtagh. PORTANTO, imagino que o casamento se dará entre Murtagh e Jocasta.

A presença de um padre no local causa certo problema, porque o catolicismo era mal visto na época. Os padres não podiam nem celebrar ritos oficialmente. As colônias americanas eram todas protestantes, presbiterianas, luteranas, etc. Como a maioria dos escoceses era católica, não é de se admirar que uma mulher rica como Jocasta conseguisse trazer um padre pra oficiar seu casamento. O resto da população, inclusive, fechava os olhos pra isso, meio que faziam vista grossa. Católicos não podiam nem serem donos de terra na Carolina do Norte, mas o governador da colonia, Governor Tryon, também faz vista grossa ao dar terras para um muito católico Jamie Fraser, porque ele tem motivos muito importantes: ele quer que Jamie lidere uma milícia da coroa contra os reguladores, os insurgentes rebeldes que tem se revoltado contra os impostos cobrados pelo governo. Um soldado chega durante o Gathering pra entregar uma carta do governador a Jamie solicitando que Jamie forme essa milícia. Jamie fica numa situação muito difícil, porque Fraser’s Ridge só existe com as terras que o governador doou, portanto como Jamie pode dizer não ao governador?

Antes dos casamentos acontecerem, um xerife prende o padre! Jamie faz de tudo para intervir, mas o oficial não solta padre Kenneth. Roger e Brianna decidem se casar com um reverendo presbiteriano, Mr. Caldwell, enquanto Jocasta e Innes preferem esperar até o padre ser solto. Jamie, porém, não abre mão de ter seu neto, Jemmy, batizado numa cerimonia católica, então ele dá um jeito de tirar os guardas de perto do padre e traz o neto até ele para ser batizado! Pense numa pessoa teimosa, né não?

Durante o Gathering, Jamie e Claire também encontram muitas famílias de imigrantes que escolhem se mudar para Fraser’s Ridge e iniciar uma comunidade, que no futuro se tornará um local com dezenas de famílias. Enquanto as novas famílias começam a se estabelecer em Fraser’s Ridge, Jamie recebe outra carta do governador, solicitando que ele e seus “homens” estejam a postos para lutar contra os reguladores, que se instalaram em uma cidade próxima. Neste momento, Jamie faz uma cerimônia peculiar – ele coloca uma cruz de madeira no centro do quintal, põe fogo nela, e chama os chefes dos clãs. Ele explica que essa é uma tradição escocesa que chamava os homens para a guerra. Roger é orientado a cantar canções específicas. Roger, inclusive, se torna o “cantor oficial” de todos os eventos de Fraser’s Ridge, e até de outros locais com escoceses. A voz e o talento musical de Roger são altamente elogiados.

Vários novos personagens aparecem, dentre os quais os gêmeos idênticos Josiah e Keziah Beardsley (prestem MUITA atenção nesses gêmeos, people!). Os meninos tem cerca de 14 anos de idade, e sofrem muito de amigdalite, o que leva Claire a tentar reproduzir o mofo que faz penicilina. Ela faz vários experimentos e utiliza seu microscópio (presente de Jamie na temporada anterior) para identificar os tipos de mofo. Claire inclusive retira as amígdalas dos pobres rapazes e, após ter sido bem-sucedida com sua produção de penicilina, previne infecções futuras!

Finalmente o casamento de Jocasta e Innes (Murtagh no caso da série) vai acontecer, celebrado por um padre francês! Na cerimônia, todo mundo de importância na sociedade da época é convidado, o que acaba causando conflito, pois há apoiadores do governo, e rebeldes que são contra o governo, e um conflito entre os dois grupos quase acontece, ameaçando acabar com as festividades. Também ficamos sabendo das atividades do odiado Stephen Bonnet – que não apenas não morreu, mas continua aprontando! Jamie pediu a certas pessoas que procurassem por Bonnet, pois Jamie quer matá-lo. Antes do esperado casamento entre Jocasta e Innes (Murtagh na série), parece que todo mundo está em polvorosa. Jamie e Claire loucos para ter um rendezvous (porque já fazia uma semana que não conseguiam dividir uma cama), e Roger e Brianna igual. Vai ser interessante ver se isso será mostrado na série ou não.

Após o casamento, várias coisas acontecem, mas as mais significantes são que uma escrava chama Betty é assassinada, um estábulo é incendiado, e Jocasta é atacada dentro de seu próprio quarto por um criminoso procurando o “ouro francês”. É praticamente uma lenda, 30 mil libras em ouro enviadas pelo rei da França para auxiliar na campanha de Charles Stuart, o Bonnie prince Charlie. O ouro chegou tarde demais pra ajudar Charles Stuart, mas foi dividido entre 3 homens – Dougal Mackenzie, Hector Cameron – o marido da Jocasta, e um terceiro homem cuja identidade não se sabe. Depois de Culloden, Cameron fugiu da Escócia e utlizou parte do ouro para comprar River Run. Jocasta diz que o criminoso que a atacou perguntando sobre o ouro era irlandês, e todos desconfiam que seja Stephen Bonnet. Jocasta diz ao irlandês que o resto do ouro estava escondido embaixo do estábulo, (que é incendiado), mas é mentira da Jocasta, ela estava blefando para ganhar tempo. Após auxiliar Jocasta e Innes e assegurar que a casa estará bem protegida contra uma possível invasão de Bonnet, os Frasers e os Mackenzie voltam pra Fraser’s Ridge.

Bonnet não morreu!

Porém, tudo o que é bom dura pouco. A família Fraser mal inicia viagem de volta à casa, quando um soldado chega com uma carta para Jamie – O governador Tryon quer que Jamie e seus homens marchem e se juntem as outras forças do governador em Alamance Creek, onde cerca de 3 mil rebeldes estão acampados. Assim começa a guerra da Regulação (Regulation War).

Os homens de Fraser’s Ridge, incluindo Roger e Jamie, e apoiados por Claire (que é a médica da milícia), se preparam para o conflito contra os reguladores. Nesta batalha, algo terrível acontece com Roger, e não tem absolutamente nada a ver com a participação dele na batalha. O pobre do menino Roger reencontra a Morag Mackenzie, a quem ele ajudou quando estava no navio Gloriana. Bonnet ia jogar o bebê de Morag no mar, por suspeitar de um contágio, e Roger salva o bebê. Morag Mckenzie é a tetravó de Roger. Ele conversa com ela, e ao sentir um afeto muito grande (afinal ela é avó dele, né), ele dá um beijo nela, só que pense numa hora errada e num momento errado! O marido da Morag, William Mackenzie, vê a cena e acha que Roger tá se passando com a esposa dele. Auxiliado por outros homens, William amordaça Roger e o entrega às forças do governador, mentindo que Roger faz parte dos rebeldes. O governador, querendo dar um exemplo, decide perdoar alguns reguladores e enforcar outros, e quem, eu pergunto, quem vocês pensam que acaba sendo enforcado junto???

Pensaram?

Pensaram de novo?

Com a sorte do menino Roger, chegaram à conclusão certa?

Menino Roger sofrendo, pra variar

Pois Roger Mackenzie, o menino Roger, com mãos e pés amarrados, amordaçado sem poder se explicar, é levado à forca e, meus amigos, pensem numa leitura tensa? Junto com outros reguladores, Roger é enforcado. Jamie, Claire e Brianna, chegam ao local do enforcamento apenas minutos depois, e Jamie imediatamente retira Roger da forca, notando na hora que Roger ainda está vivo. A corda era muito “verde”, não tinha sido curada, então ela esticou na hora do enforcamento e o pescoço de Roger não foi quebrado (o que deve acontecer num enforcamento feito corretamento). A pressão em volta do pescoço de Roger, porém, é tão intensa, causando tamanho inchaço, que ele com certeza não sobreviverá se algo não for feito. Claire entra em ação, fazendo uma traqueostomia em Roger, única maneira de prover oxigênio para seus pulmões. A partir daí acompanhamos um longo processo de convalescença de Roger. Ele sobreviveu ao enforcamento, mas passa MESES sem falar, e cantar? Hah! Nem pensar. É uma parte extremamente traumática desse livro, eu diria que é o maior spoiler da 5a temporada, um momento crucial na vida de Roger, que muda totalmente o rumo da carreira dele.

Parte da 5a temporada com certeza vai focar na recuperação da voz de Roger. É quando Jemmy está em perigo de se queimar com uma chaleira quente que Roger finalmente usa a voz pela primeira vez desde o enforcamento. Jamie também confronta o governador a respeito do enforcamento equivocado de Roger, o que faz com que Governor Tryon ceda 5 mil acres de terra a Roger como compensação por ter quase morrido enforcado! Jamie envia Roger numa viagem para fazer reconhecimento desse lote de terra (e para ajudar a tirá-lo dessa depressão pós-perda de voz e de sua capacidade de cantar).

Outro evento muito importante é uma viagem de caça que Jamie e Roger fazem juntos, durante a qual uma cobra morde Jamie. Eles estão sozinhos nas montanhas, e os sintomas de envenenamento de Jamie só pioram. É nesse momento que ambos se dão conta de quanto admiram e gostam um do outro. Após tudo o que ocorreu com a venda de Roger para os índios, a surra que Jamie deu nele, a perda de jovem Ian para poder resgatar Roger, pode-se dizer que o relacionamento dos dois não era dos melhores, mas esse momento de vulnerabilidade de Jamie e a possibilidade de ele não sobreviver à picada da cobra faz com que ambos vejam que seu relacionamento mudou e progrediu para melhor. Os dois são encontrados cedo no dia seguinte, e Jamie é levado para ser cuidado por Claire. Ele quase morre por conta dessa picada. Em um dado momento, ele pede a Claire que “o toque” (sim, sexualmente falando), e ela o traz de volta dos portais da morte de um jeito bem parecido com o da primeira temporada (lembram, quando ela usou o óleo de lavanda?)

Enquanto Jamie convalesce, Roger atua como “laird” de Fraser’s Ridge, e recebe outro ex-prisioneiro de Adsmuir que veio para se instalar junto com eles: Tom Christie, seu filho e filha (prestem atenção nesta família!!!) Logo em seguida, novas informações acerca de Stephen Bonnet aparecem, e Roger e Jamie decidem ir atrás do terrível Bonnet para executar vingança. No fim das contas, a informação é uma emboscada: enquanto Roger e Jamie estão esperando o navio que supostamente vai chegar com Bonnet, as mulheres – Claire, Brianna, Marsali e as crianças – estão sozinhas em Wilmington, uma cidade próxima. Bonnet planejou tudo, o filho da mãe! Ele aborda Claire, e confronta Brianna, que está com Jemmy. Brianna diz que Jemmy não é nem nunca será filho de Bonnet, e quando Bonnet tenta chegar mais perto, Brianna levanta a mão (que está segurando uma pistola) e atira bem no meio das pernas de Stephen Bonnet!!!

Quando a família Fraser finalmente se reúne e volta para Fraser’s Ridge, o pequeno Jemmy decide caminhar pela floresta (enquanto o seu lobo não vem) quando um javali decide correr e assustar o menino. Como se não bastasse um javali, um lobo aparece, e Roger grita pra Jamie e se joga em cima do filho para protegê-lo do javali. Roger pensa que será atacado pela besta, porém quando ele ouve um barulho estranho e olha para o porco, este está morto. Ele e Jamie olham para cima e vem um índio segurando um arco e flecha, com um lobo do lado. Agora – um índio. Com um lobo. Do lado. Juntaram os pontos? Quem será que é?

Pensaram?

Pensaram bem?

O retorno de jovem Ian – e Rollo

SIM!!!! Super mega spoiler da 5a temporada! O Jovem Ian virado Índio retorna a Fraser’s Ridge!!!! Junto consigo, Ian traz o diário de Otter-Tooth, aquele índio fantasma cuja caveira e pedra Claire encontrou. O diário confirma que Otter-Tooth era um viajante no tempo. Jemmy decide pegar a pedra de Otter-tooth que Claire encontrou, e ele começa a reclamar que a pedra está quente. Brianna, Roger, Claire e Jamie se dão conta, então, que Jemmy provavelmente também ouve as pedras e, por conseguinte, pode viajar no tempo. Ela explica herediatariedade, genes recessivos e dominantes, e vai além, explicando que tanto Bree quanto Roger não conseguem enrolar a língua, então se Jemmy conseguir, é porque ele é filho de Bonnet. Jamie, que consegue enrolar a língua, o faz e mostra a Jemmy, perguntando ao menino se ele consegue fazer o mesmo. Jemmy diz que sim, e põe a língua pra fora – só que a língua não enrola. Nesse momento, Roger e Bree tem mais uma indicação de que Jemmy é, realmente, filho de Roger.

O livro acaba com uma questão muito importante – agora que eles sabem que Jemmy muito provavelmente consegue viajar pelas pedras, não seria melhor para a família Mackenzie voltar para o futuro? Roger conversa com Jamie, e pergunta ao seu sogro se ele realmente quis dizer o que ele expressou ao chamar Roger durante a cerimônia da cruz de fogo, para estar ao seu lado durante a guerra. Jamie afirma que sim, ao que Roger responde que então eles ficarão. Estarão ao lado de Jamie e Claire Fraser. O jeito que o livro termina é muito bonito também. Jamie diz a Claire que, se no momento de eles terem que se separar (pela morte), se as últimas palavras dele para ela não forem “eu te amo”, é porque ele não teve tempo.

5a temporada!!!

Estes são todos os SPOILERS bombásticos importantes do livro 5 e da 5a temporada, meu povo! Agora vamos esperar até 2020 para ver quais modificações serão feitas! (E se você ainda não leu os livros, comece agora, ôxe!)

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


2 comentários sobre “SPOILERS da 5a Temporada

  1. Excelente resumo!!
    Como já estou no livro 8, foi ótimo lembrar de toda sequencia de fatos anteriores, porque acontece tanta coisa com essa família, que a gente se perde! 🙂
    Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s