Daily Line: Homem de Neandertal

POSSUI SPOILER DO LIVRO 9 | Leia outros em Trechos da Diana

trechos da diana

#DailyLInes #LivroNove #Aindanãosaiu #Malcomecei #TenteMeditaçãoZen

Roger ergueu o queixo e eu me aproximei vagarosamente, acomodando meus dedos no seu pescoço, logo abaixo do seu maxilar. Ele tinha acabado de se barbear; sua pele estava fria e levemente úmida e eu pude sentir o cheiro do sabonete perfumado com bagas de zimbro que Brianna tinha feito para ele. Fiquei tocada pelo cerimonial envolvido naquele pequeno gesto que ia muito além da esperança que ele tentava esconder.

“Você sabe,” eu disse hesitante enquanto sentia seu pomo-de-adão com a minha mão.

“Eu sei,” ele disse de maneira rude. “Sem expectativas. Se alguma coisa tiver que acontecer… bem, vai acontecer. Se não, não poderá ficar pior.

Eu concordei com a cabeça e estudei seu pescoço com gentileza. Eu já tinha feito aquilo antes, logo depois do ocorrido, já tinha tratado do inchaço e das marcas da queimadura deixadas pela corda, agora uma cicatriz branca e apagada. A traqueostomia que havia feito para salvar sua vida havia deixado uma cicatriz menor na cavidade da sua garganta, uma leve depressão vertical de cerca de uma polegada de comprimento. Eu passei meu polegar sobre a cicatriz e senti os saudáveis anéis de cartilagem por cima e por baixo dela. A leveza do toque o fez tremer e sentir pequenos arrepios pontilhados pelo pescoço e ele deu uma risada repentina.

“Senti um calafrio, como se gansos caminhassem sobre minha cova,” ele disse.

“Mais parecem estar marchando sobre sua garganta,” eu disse, sorrindo. “Diga novamente o que Dr. MacEwen disse.

Eu não afastei a mão do seu pescoço e pude sentir o movimento do seu pomo-de-adão enquanto ele limpava a garganta com força.

“Ele tocou a minha garganta, assim como você está fazendo,” ele respondeu, sorrindo de volta. E me perguntou se eu sabia o que era o osso hioide. Ele disse…“ a mão de Roger subiu involuntariamente em direção à garganta mas parou alguns centímetros antes de tocá-la, “… que o meu estava em uma posição uma polegada ou um pouco mais alta do que a usual, e que se estivesse no lugar certo, eu estaria morto.”

“É mesmo,” eu disse de forma interessada. Eu coloquei meu polegar embaixo da sua mandíbula e disse: “engula, por favor.”

Ele obedeceu e eu toquei o meu próprio pescoço e engoli, ainda tocando o dele.

“Maldição,” eu disse. “É uma pequena amostra e devo admitir que algumas diferenças podem ser atribuídas ao gênero, mas ele pode muito bem estar certo. Talvez você seja um Homem de Neandertal.”

“Um o quê?”Ele olhou para mim.

“É brincadeira,” eu lhe assegurei. “Mas é verdade que uma das diferenças entre os neandertais e os humanos modernos é a posição bem superior do seu osso hioide. Por muitos anos, os cientistas nem imaginavam que existisse um hioide, é um osso bem pequeno e facilmente esquecido durante os funerais da época e, então, concluíram que eles devem ter sido mudos. Você precisa dele para um discurso coerente.” Eu acrescentei depois de observar seu olhar vazio: “Ele ancora a língua.”

“Que fascinante”, Roger disse educadamente.

Eu limpei minha garganta e examinei sua garganta mais uma vez.

Fonte: Diana Gabaldon
Data de publicação: 24/02/2015

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s