[ENTREVISTA] A autora Diana Gabaldon revela por que o episódio desta noite de Outlander é um “momento crucial” para Jamie

Por Paulette Cohn   @paulette49

Duncan Lacroix, Sam Heughan
Duncan Lacroix, Sam Heughan (Starz)

Era uma morte que tinha de acontecer, mas que acrescentou uma boa dose de angústia no episódio de domingo da 5ª. temporada de Outlander. O padrinho de Jamie Fraser (Sam Heughan), Murtagh Fitzgibbons (Duncan Lacroix) foi morto depois de salvar a vida de Jamie.

“A morte de Murtagh… bem, eu tenho alguns sentimentos contraditórios sobre isso”, diz a autora Diana Gabaldon com exclusividade para Parade.com. “Como apresentada no episódio 5-7, sua morte foi chocante, comovente, dolorosa e acompanhada por uma atuação de primeira por parte de Duncan Lacroix, Sam Heughan e Caitriona Balfe. Eu adorei!”

Murtagh é morto durante a Batalha de Alamance fazendo aquilo que prometeu à Ellen Fraser no seu leito de morte: tomar conta do seu filho. A vida de Jamie estava em perigo enquanto tentava convencer um Regulador a não matá-lo quando Murtagh entra em cena e atira no Regulador, um dos seus próprios homens, para salvar a vida de Jamie. Antes que Jamie possa dizer alguma coisa, um homem da sua própria milícia, o qual ele havia ensinado a atirar primeiro e pensar depois, atira em Murtagh.

Jamie corre em direção ao padrinho e, abalado, o lembra de que ele havia libertado Murtagh da sua promessa à mãe de Jamie, o que significava que ele não deveria ter tentado protegê-lo.

Murtagh morre dizendo: “Eu nunca trairia sua mãe, não importa a pedido de quem.”

Jamie se recusa a aceitar sua morte e o leva correndo para a tenda hospitalar de Claire, na certeza de que ela poderá salvá-lo, mas ele já chegou morto.

“Quanto ao efeito da morte de Murtagh e o momento em que acontece, este é um momento crucial para Jamie; é quando ele, definitivamente, rompe sua conexão (ainda que indesejada) com a Coroa e torna-se um rebelde no âmago da sua alma,” diz Gabaldon.

Duncan Lacroix Starz
Duncan Lacroix (Starz)

Outlander vem construindo este momento emocional desde o início da 5ª. temporada com uma cena que toca os nossos corações. Um jovem Jamie sendo consolado por seu padrinho após a morte de sua mãe, o qual prometeu que sempre tomaria conta dele.

Na sequência, Jamie adulto sendo instruído pelo governador da Carolina do Norte, Tryon (Tim Downie) a procurar e prender, ou até matar, se necessário, o líder dos Reguladores: Murtagh!

Starz
Os fãs de Outlander vão ter a cena de sexo que esperavam, mas Diana Gabaldon acha que não ficarão satisfeitos

Então, durante toda a temporada, Jamie se viu entre a cruz e a espada. Seu amor pelo padrinho é imenso, mas também é grande a sua necessidade de satisfazer o governador para manter a posse da Colina Fraser, que não apenas serve de lar para Claire, Brianna (Sophie Skelton), Roger (Richard Rankin) e Jemmy, mas também para todas as outras pessoas que se mudaram para lá, se estabeleceram na terra e dependiam dele.

Embora a morte de Murtagh na Batalha de Alamance tenha o impacto emocional necessário, o Murtagh de verdade (o Murtagh dos romances de Gabaldon) havia morrido na Batalha de Culloden, 25 anos antes.

“Murtagh morreu em Culloden porque foi um homem muito importante na vida de Jamie”, explica Gabaldon. “Tinha de haver um preço profundamente emocional para aquela batalha, não apenas uma recontagem descaracterizada daqueles que lutaram e foram vencidos no massacre – nós tínhamos de sofrer não apenas com as feridas de Jamie, mas com sua grave perda pessoal do homem mais importante da sua vida.”

Starz
(Starz)

E, nos livros, o impacto desta perda é visto mais claramente durante os dez anos de exílio de Jamie: os sete anos em uma caverna perto de Lallybrock, e os três anos como prisioneiro de guerra em Ardsmuir.

“Se Murtagh estivesse ao seu lado durante tais experiências, ele não teria ficado tão verdadeiramente, devastadoramente sozinho, e esta experiência de isolamento e solidão é uma parte importante da sua vida, uma parte que irá definir seu caráter a partir daquele momento,” diz Gabaldon. “Felizmente, Murtagh esteve fora durante o tempo em que Jamie esteve na caverna, mas tê-lo ao seu lado em Ardsmuit (na série) realmente mudou o tom emocional para Jamie.”

Então, quando Gabaldon foi informada da decisão do produtor de Outlander, Ronald D. Moore, de manter Murtagh vivo, a primeira coisa que pensou foi: O que você planeja fazer com ele?

“Um Murtagh é, geralmente, alguém útil para se ter por perto, mas o contexto da história mudou; ele não pode ser apenas um ajudante e salvador periódico de Jamie. Ele tem uma vida separada nas Colônias por anos – que tipo de homem ele seria agora?” ela imaginava.

Saga Outlander

Mais tarde, quando Gabaldon foi convidada a se encontrar com os novos roteiristas para a 4ª. temporada e ficou sabendo do reaparecimento de Murtagh, ela trouxe suas próprias ideias para um enredo na esperança de que pudesse impedir os roteiristas de mudar os roteiros existentes, inserindo Murtagh neles.

“Agora, eu não posso dizer que eles mesmos não pensaram nessas possibilidades, porque tenho certeza de que pensavam e muito mas, de qualquer maneira, eu realmente sugeri a eles que Murtagh (graças à sua personalidade e experiências com a Coroa Britânica) poderia muito bem estar envolvido com os Reguladores,” diz Gabaldon. “ A Guerra do Regulamento forma a espinha dorsal política de A Cruz de Fogo, mas é um evento histórico difícil de explicar para as pessoas. Esta explicação seria muito mais fácil se Murtagh fizesse parte dela.”

Mas esta não foi a única contribuição da autora para o enredo recém-criado, ela também lembrou que Murtagh tinha sido apaixonado pela mãe de Jamie, Ellen, por toda sua vida. Então, seria possível que ao se encontrar com Jocasta (Maria Kennedy Doyle), a irmã mais nova de Ellen, tantos anos mais tarde, ele não ficar intrigado com ela?

Starz
Jamie matou um homem em Outlander na última semana, e a autora Diana Gabaldon diz que isso vai mudá-lo

Então, o Murtagh da TV sobreviveu a Batalha de Culloden, acabando no Novo Mundo como líder dos Reguladores e amante de Jocasta mas, no final, ele se tornou um homem procurado e sua morte era inevitável. Mesmo assim, ele foi capaz de morrer como um herói.

“Ninguém vive para sempre, mesmo na televisão,” acrescenta Gabaldon. “Claramente, Murtagh precisava morrer algum dia e que outro lugar se não a Batalha de Alamance? A ironia de ser morto pelo jovem miliciano a quem Jamie havia ensinado a arte da guerra adicionou m pouco mais de horror e angústia à sua morte, e a sensação de choque e perda dolorosa de Jamie era palpável,” diz ela. “A perda do seu padrinho, seu protetor, seu melhor e mais velho amigo, o homem que esteve ao seu lado desde a infância… para Jamie, era como dar um passo em direção a um penhasco profundo, e ele está em queda livre.”

LEIA TAMBÉM: Durante a 5ª. temporada de Outlander, Jamie e Claire rejeitam sua última oportunidade de criar uma criança justos. Diana Gabaldon explica por que isso teve que acontecer.

Fonte: Parade
Data: 29/03/2020

O episódio 8 vai ao no dia 12/04 na starz e dia 13/04 na Fox Premium. Confira a promo:

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube e do Telegram!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s