Sophie Skelton de Outlander fala sobre o confronto final entre Brianna e Bonnet

Por Megan Vick – 26 de abril de 2020

(Aviso: contém spoilers do episódio de domingo de Outlander. Leia por sua conta e risco!)

O episódio de domingo de Outlander trouxe aos fãs, e também aos Frasers, um confronto final que aguardamos desde o momento em que foi confirmado que Stephen Bonnet (Ep Speleers) tinha sobrevivido ao atentado na quarta temporada. Por vários episódios, o pirata que atormenta os Frasers por quase duas temporadas completas planeja não apenas levar o bebê Jemmy de Fraser’s Ridge mas também tomar do menino a herança de River Run. Foi apenas uma questão de tempo até que Jamie (Sam Heughan) conseguisse localizá-lo, mas era Bree (Sophie Skelton) quem tinha mais assuntos pendentes com o homem que a estuprou e agrediu na temporada anterior.

O plano inicial era que Jamie e Roger (Richard Rankin) se passassem por contrabandistas de uísque e surpreendessem Bonnet quando ele aparecesse para comprar os produtos. No entanto, o contrabandista estava um passo à frente e seguiu Brianna e Claire (Caitriona Balfe) até a praia, onde ele sequestrou Brianna e tentou convencê-la a formar uma família de verdade com ele. Parece que o psicopata só queria ser amado.

Por dias, Brianna teve que gentilmente apaziguar o homem responsável pelos momentos mais sombrios da sua vida enquanto tentava encontrar uma maneira de escapar. Ela quase conseguiu uma vez, mas quando Bonnet percebeu que ela estava tomando o controle das coisas, ele retomou o seu modo maligno e chegou perto de vendê-la a um rico colono que só Deus sabe o que teria feito com ela se o acordo fosse fechado. Felizmente, o resto dos Frasers apareceu bem a tempo de salvá-la e prender Bonnet.

Para garantir que Bonnet não escapasse da forca mais uma vez, eles pediram um favor ao governador Tyron, que ainda se sentia culpado por enforcar Roger, e o pirata foi condenado à morte por afogamento. Quando a água chegou ao seu queixo, Bree apareceu na margem do rio com uma espingarda e tirou Bonnet do seu sofrimento antes que a água pudesse levá-lo, eliminando a nuvem negra que Bonnet tinha sido para sua família de uma vez por todas.

TV Guide conversou com Skelton sobre o episódio que define a personagem, já que Bree era a única pessoa certa para tirar a vida de Bonnet, e porque é perfeito que nunca venhamos a saber exatamente a razão para Brianna ter feito isso.

Sophie Skelton, Outlander

Você estava mais animada ou mais nervosa para enfrentar este episódio e o confronto final entre Brianna e Stephen Bonnet?

Sophie Skelton: Obviamente, o enredo é tremendamente difícil e emocionalmente cansativo até você obter as condições psicológicas apropriadas, mas eu adoro trabalhar com Ed e, então, eu estava muito empolgada neste sentido. Eu acho que é um ótimo episódio e o enredo é muito interessante. Eu estava definitivamente um pouco nervosa, porque é um material bastante delicado e você sempre quer ter certeza de que está lidando bem com o assunto e que está fazendo justiça às pessoas que passaram por algo parecido. Curiosamente, é baseado em uma história verdadeira: uma mulher que tinha sido capturada por seu estuprador e ela lia para ele tentando acalmá-lo e também para ganhar algum tempo. Eu acho ótimo que Brianna tenha feito a mesma coisa.

O que você gostaria de ter a certeza de que aconteceu no episódio pelo bem da Bree?

Skelton: Como atriz, eu queria ter a certeza de que nós tínhamos todos aqueles momentos onde nós realmente entendemos como ela está se sentindo. Eu queria ter certeza de que ela não seria vista apenas como uma ótima atriz. Ela está tentando se mostrar muito corajosa para Bonnet. Está tentando fingir que é forte, e eu adoro quando chegamos aos momentos finais, mas como está virada para a câmera, você realmente vê como ela está se sentindo. A gente chega a enxergar o seu medo e seu corpo começa a tremer e revelar seu estado de espírito. Ela tentou disfarçar. Esta é uma das coisas que eu queria ter certeza de que estávamos mostrando … ela não estava bem naquela situação. Ela não estava simplesmente tentando escapar, ela estava realmente travando uma luta. Cada tentativa de se mostrar corajosa para ele era realmente muito difícil para ela.

Há alguns trechos onde Bonnet a mantém cativa e onde você pode ver algum traço de humanidade nele. Como isso afetou a Bree, que sempre teve mais simpatia por ele do que qualquer outra pessoa, ao ser confrontada com o fato?

LEIA TAMBÉM: [Entrevist] Ed Speelers, de Outlander, fala sobre o fim de Stephen Bonnet

Skelton: Há momentos assim com Bonnet, quando ele fala sobre ser órfão, sobre os sonhos onde está se afogando, sobre ter sido traído por amigos, existem estes pequenos traços de humanidade onde quase se sente pena dele. Então, você precisa lembrar, “Ah, não, ele fez coisas terríveis.” Obviamente, ele cresceu de uma maneira na qual ele se sentiu abandonado e que o fez agir de maneiras tremendamente monstruosas. Brianna não é insensível. Ela consegue enxergar estes traços de humanidade nele, eu tenho certeza de que isso a deixou de certa forma intrigada, e estou certa de que isso a faz, por um milésimo de segundo, sentir pena dele e, então, a sensação é quebrada.

Jamie e Roger têm algumas conversas sobre qual deles irá matar o Bonnet mesmo que Bree, provavelmente, devesse ter um voto. Por que parecia certo que Bree fosse a pessoa que deveria matá-lo no lugar de Jamie ou Roger?

Skelton: Isso me deixa um pouco irritada… especialmente as conversas que Brianna e Jamie tiveram na quarta temporada. Acho interessante que os homens discutam sobre quem irá matar Bonnet porque não deveria haver dúvidas sobre isso. Mas o que acontece com este homem é decisão de Brianna. Eu sei que ele realmente fez mal a toda a família, mas para ajudá-la a se recuperar, este é o momento para enfrentá-lo e fazer o que deveria ser feito por ela mesma, pela sua saúde mental, pela saúde do seu filho e da sua família.

Sophie Skelton, Outlander

Ela atirou em Bonnet por piedade ou para certificar-se de que ele estava morto?

Skelton: Nós nunca saberemos por que ela fez isso. Nem sei se Brianna está 100 por cento certa das suas razões. Ela pode ter atirado porque queria ter certeza de que Bonnet está realmente morto. Ele tem uma tendência a voltar à sociedade e sobreviver às coisas… E se ela o vê morto, ela tem certeza e pode descansar em casa com seu filho sabendo que ele está salvo, e que sua família está salva e que ela está salva. Em parte, eu acho, poderia ser apenas vingança. Talvez, ela pura e simplesmente quisesse se recuperar desta maneira para poder se vingar, talvez haja um pouquinho de misericórdia aí. Parece confuso porque ela percebe que ele está com dor, mas também há este rápido momento quando diz, “Quer saber, eu vou tirar você desta agonia porque quero que você reconheça o que é bom no mundo. Apesar de ter feito todas essas coisas horríveis comigo, eu serei a única pessoa que vai apressar as coisas para você. E eu vou lhe mostrar um pequeno, minúsculo grão de humanidade e bondade neste mundo e eu vi todo o mal que você tentou trazer para ele.” Então, algumas coisas estão acontecendo.

A morte de Bonnet trará a paz esperada ou vai deixar um trauma duradouro?

Skelton: Acho que definitivamente trará alívio em termos de segurança imediata, sabendo que ele não está à espreita, que não vai levar Jemmy embora, que não pode machucá-la novamente, que não pode mais machucar ninguém da sua família … Eu acho que enquanto ela está fisicamente segura, acho que emocionalmente, você não coloca uma bala na cabeça de alguém e tudo se acaba. O homem vai embora com a bala, mas o trauma fica. Eu acho que é uma coisa que eu definitivamente gostaria de ver um pouco na próxima temporada, apenas para mostrar que o trauma não é alguma coisa da qual você possa se livrar e, definitivamente, ainda haverá momentos nos quais Bree estará sofrendo.

Como será a sequência para Bree e Roger agora?

Skelton: Eles formam um time muito bom nesta temporada. Eu acho que eles cresceram juntos. Há mais profundidade nos seus argumentos e nas suas brigas, no lugar de apenas fugir um do outro. Eu acho que as brigas realmente os aproximam e fortalecem e eles se baseiam nelas. Agora que o Bonnet se foi, o fato só vai contribuir com … o que eu quero dizer é que é Outlander, então, provavelmente existe alguém querendo causar problemas. Tenho certeza de que os Frasers ainda não estão completamente longe de problemas, mas em termos de vida familiar, acho que tudo ficará um pouco mais tranquilo por um tempo.

Fonte: TV Guide

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s