Daily Line: Não é realmente um spoiler

POSSUI SPOILER DO LIVRO 9 | Leia outros em Trechos da Diana

#DailyLines #Livro9 #VáDizerÀsAbelhasQueParti #Nãoaindanãoestápronto #Embreve #muitoembreve #emtese #EudireiquandoestiverOK? #Nãoérealmenteumspoiler #Massenãoquisersaber #nãoleia

(Trecho de VÁ DIZER ÀS ABELHAS QUE PARTI, Copyright 2020 Diana Gabaldon)

MA-PA-NU-PU-AL-PAL  DO-PO VI-PI-A-PA-JAN-PAN-TE-PE DO-PO TEM-PEM-PO-PO CON-PON-SER-PER-VA-PA-ÇÃO-PÃO DE-PE MA-PA-SSA-PA

– Manual do Viajante do Tempo? – perguntou Roger, olhando para ela de lado. Brianna estava corada e tinha uma linha profunda entre as sobrancelhas, mas que não chegava a diminuir o seu encanto.

Ela assentiu, ainda franzindo a testa enquanto olhava para a página.

– Eu tinha uma ideia e queria escrevê-la antes de esquecer, mas …

– Você não quer correr o risco de alguém tropeçar no manual e ler o que está escrito – ele concluiu por ela.

– Sim. Mas ainda assim precisa ser algo que as crianças, ou Jemmy, pelo menos, possam ler, se necessário.

– Então, conte-me esta ideia valiosa – sugeriu ele, e sentou-se, bem lentamente. Ele tinha estado em cima de uma sela do amanhecer ao anoitecer nos últimos três dias e sentia dor do pescoço até os joelhos.

– Então você não conhece a língua do P – disse ela, olhando-o com ceticismo. – O que você sabe sobre o princípio da conservação da massa?

Ele fechou os olhos e fingiu escrever no quadro-negro.

– A matéria não é criada nem destruída – disse ele, e abriu os olhos. – É isso?

– Muito bem! – ela deu um tapinha na mão dele e, então, percebeu seu estado: sujo e meio curvado, os dedos rígidos de segurar as rédeas. Ela o puxou para o seu colo, desdobrou os dedos e começou a massageá-los.

– A teoria diz: a lei da conservação da massa estabelece que para qualquer sistema fechado a todas as transferências de matéria e energia, a massa do sistema deve permanecer constante ao longo do tempo, pois a massa do sistema não pode mudar, então a quantidade também não pode ser adicionada ou removida.

Os olhos de Roger estavam semicerrados em uma mistura de cansaço e êxtase.

– Deus, isso é bom.

– Ótimo. Então, o que estou pensando é o seguinte: os viajantes do tempo definitivamente têm massa, certo? Então, se eles estão se movendo de um momento para o outro, isso significa que o sistema está momentaneamente desequilibrado em termos de massa? Quero dizer, 1779 tem 425 libras a mais de massa do que deveria e, inversamente, 1983 tem 425 a menos?

– É quanto nós pesamos, todos juntos? – Roger abriu os olhos. – Eu sempre imaginei que cada criança pesava esse tanto, individualmente.

– Eu tenho certeza de que sim – disse ela, sorrindo, mas não querendo perder a linha de pensamento. – E é claro que estou supondo que a dimensão do tempo é parte da definição de “sistema”. Aqui, me dê a outra mão.

– Está imunda também. – Estava, mas ela simplesmente puxou um lenço do peito e limpou a mistura de graxa e sujeira dos seus dedos. – Por que seus dedos estão tão engordurados?

– Se você vai enviar algo como um rifle pelo mar, você tem que embalar com graxa para evitar que o ar salgado e a água o corroam.

– Que o abençoado Michael nos defenda – disse ela, e apesar do fato de que era realmente o que pretendia dizer, ele riu do sotaque gaélico de Boston.

– Está tudo bem – garantiu ele, engolindo um bocejo. – Estão seguros. Continue com a conservação da massa; estou fascinado.

– É claro que está. – Ela sondou e esfregou seus dedos longos e fortes, puxando suas juntas e evitando, na maior parte, suas bolhas. – Então, você se lembra do grimório de Geillis, não lembra? E do registro que ela manteve dos corpos que foram encontrados dentro ou perto dos círculos de pedra?

Isso o deixou alerta.

– Lembro.

– Ótimo. Se você mover um pedaço de massa para um período de tempo diferente, talvez seja necessário equilibrar isso removendo um pedaço diferente?

Ele olhou para ela, e ela olhou para trás, ainda segurando sua mão, mas não mais massageando. Seus olhos estavam firmes, expectantes.

– Você está dizendo que se alguém passar por um, por um portal, outra pessoa daquela época terá que morrer para manter o equilíbrio correto?

– Não exatamente. – Ela retomou a massagem, mais lentamente agora. – Porque mesmo que eles morram, sua massa ainda estará lá. Estou meio que pensando que talvez seja isso o que os impede de passar; eles estão se dirigindo para um tempo que… que não tem espaço para eles, em termos de massa?

– E… eles não conseguem passar e morrem? – Parecia haver algo ilógico naquela ideia, mas seu cérebro não estava em condições de dizer o quê.

– Também não é bem isso. – Brianna levantou a cabeça para ouvir alguma coisa, mas o que quer que tenha ouvido, o som não se repetiu, e ela continuou, inclinando a cabeça para olhar para a palma da mão dele. – Homem, você tem bolhas enormes. Mas, pense: a maioria dos corpos nos recortes de jornal de Geillis não eram identificados e, na sua maioria, usavam roupas estranhas.

Ele a encarou por um momento, então soltou a mão e flexionou-a com cuidado.

– Então você acha que eles vieram de algum outro lugar, de algum outro tempo, e atravessaram as pedras, mas depois morreram?

– Ou – disse ela, delicadamente. – Eles vieram dessa época, mas sabiam para onde iam. Ou para onde pensavam que estavam indo, porque obviamente nunca chegaram lá. Então, você sabe…

– Como eles descobriram que era possível? – ele terminou por ela. Ele olhou para o caderno dela.  – Talvez mais pessoas entendam a língua do P do que você imagina.

(Obrigada, Patricia M., pela linda abelha na sálvia-azul)

Fonte: Diana Gabaldon
Data de publicação: 05/09/2020

Curta nossa página no Facebook, conheça nosso grupo, Apaixonados Por Outlander, nos siga no Twitter e Instagram. Inscreva-se no nosso canal do Youtube.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s