Quando Jamie e Claire se apaixonaram, segundo Diana Gabaldon

A autora Diana Gabaldon disse repetidamente que os livros de Outlander não são romances, uma vez que vão além – muito, muito além – do período de namoro (e paquera). Mas isso não significa que os fãs ainda não estejam fascinados pelos primeiros dias da história de amor de Jamie e Claire.

O Dipp já perguntou a alguns dos maiores fãs de Outlander quando eles pensaram que Jamie se apaixonou por Claire e quando Claire se apaixonou por Jamie. Se você assistiu (e releu) o início da história de amor de Jamie e Claire na 1ª temporada de Outlander, de Starz, ou leu (e releu) sobre isso no livro A Viajante do Tempo, você pode pensar que o assunto continua em debate. Mas eu queria a resposta definitiva, então fui direto à fonte e pedi a autora de Outlander para resolver isso de uma vez por todas.

Quando se trata de quando Jamie e Claire se apaixonaram pela primeira vez, o consenso do fandom é que Jamie se apaixonou antes de Claire. Mas os fãs estavam divididos sobre quando isso aconteceu. Foi amor à primeira vista quando ela reajustou o ombro dele? Quando ele caiu do cavalo? No Castelo Leoch quando ela chorou em seus braços? Ou mesmo mais tarde – embora, não muito depois, já que todo o namoro (se é que você pode chamar assim) durou apenas seis semanas – durante a noite de núpcias?

Como Gabaldon nos disse ao telefone, Jamie “sentiu-se atraído por ela imediatamente”. No livro, ele finalmente – muito romanticamente – diz a ela que se casou com ela “porque eu queria você … Mais do que jamais quis qualquer coisa em minha vida”.

Mas embora ele estivesse interessado nela desde a primeira interação, quando ela pos seu ombro no lugar, Gabaldon diz que a verdadeira paixão aconteceu quando eles chegaram ao Castelo Leoch. “Ele se apaixonou quando ela desabou e chorou em seus braços e deixou que ele a confortasse”, diz o autor.

Jamie se apaixonar primeiro era inevitável, já que ele não tinha as complicações de ter uma vida dupla secreta e uma esposa no futuro como Claire. Com Claire escolhendo Jamie, “ela está deixando não apenas Frank, mas tudo o que ela conhece – uma cultura inteira”, diz Gabaldon. “Ela está abandonando uma grande parte de sua vida, na verdade, quase tudo, exceto seu corpo para ficar com ele.”

Quanto a quando Claire se apaixonou, bem, isso é um pouco mais aberto a interpretações. Alguns fãs com quem conversei pensam que Claire se apaixonou durante sua primeira vez no Castle Leoch (embora não em seu primeiro dia lá, como Jamie). Outros pensam que foi na noite de núpcias. Ou depois que Jamie a salvou de Fort William. Mas mesmo que Claire no livro diga a Geillis que ela ama Jamie quando eles estão sendo mantidos prisioneiros antes do julgamento das bruxas, Gabaldon diz que só depois do julgamento das bruxas Claire percebe o verdadeiro escopo de seus sentimentos.

“Eu não acho que Claire percebeu sua dependência emocional de Jamie até que ele a levou de volta para as pedras com a intenção de mandá-la de volta para Frank”, disse Gabaldon. “No livro, ela ficava sentada o dia todo tentando se decidir e pensando: ‘Eu simplesmente não sei’. E então ela se levanta e caminha em direção às pedras, hesitante. E então, de repente, ela se vira e desce correndo a colina como se seu rabo estivesse pegando fogo. “

A “resposta psicossomática” de Claire, onde seu corpo assumiu o controle para dar a seu coração o que ela queria, é “quando ela sabe que está apaixonada por ele”, diz Gabaldon. “Ela precisa dele.”

Para Gabaldon, o tema da necessidade é o que finalmente solidifica o vínculo deles. “Há um fio condutor que percorre os livros de que o amor é realmente baseado na necessidade. Não que eu precise de alguém que me ame; é que a pessoa que é amada precisa ser necessária”, diz Gabaldon. “Portanto, há esse sentimento de dependência. Eles salvam a vida um do outro rotineiramente. Mas eles dependem um do outro emocionalmente também em grande medida.”

Então Gabaldon decidiu como tudo começou, mas o que resta para os amantes? Pedimos aos assinantes do The Dipp que enviassem suas perguntas urgentes para a autora, e a leitora Cathryn fez a pergunta que não quer calar: “Jamie encontra Claire no final de tudo, como ele prometeu a ela? Eles ficarão juntos para sempre?”

Como essa parte ainda não foi escrita, Gabaldon foi muito menos direta em sua resposta. “Bem, não saberemos porque nenhum de nós viverá tanto”, diz a autora, com cautela. “Mas eu diria que as probabilidades são favoráveis.”

Original em inglês por: Caitlin Gallagher

Fonte: The Dipp

Conheça nossas redes sociais:


Um comentário sobre “Quando Jamie e Claire se apaixonaram, segundo Diana Gabaldon

  1. Clair já tinha sentimentos por Jamie, desde a cena do beijo na boca que ele deu na mocinha lá no castelo Leoch, ela senti ciúme e ele percebeu e quis provocá-la.
    Tudo ficou mais nítido na mesa de jantar quando ela faz comentários na frente de Murtag.
    Porém ela só percebeu que amava Jamie nas pedras, quando ela precisou escolher entre ir pro futuro ou ficar com Jamie.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s