[Resenha] Outlander 6×06 – 6×06 The World Turned Upside Down

“Acima de todas as criaturas da terra, você é fiel. ” – Jamie
“Assim como você. ” – Claire

Neste sexto episódio desta ótima sexta temporada de Outlander, literalmente o mundo de Jamie e Claire virou de cabeça para baixo e nos deixou com o coração apertadinho com tudo o que eles sofreram. Há tempos que eu falo que aquele sorrisinho e olhar de Malva – a Sonsa Malvada -, me aterrorizavam. E neste episódio ela mostrou a que veio e como deixou tudo sombrio em Fraser’s Ridge.

Logo no começo do episódio, Claire se depara com uma epidemia de disenteria em Fraser’s Ridge, que no século 18 era uma doença mortal e muito grave. Claire visita os MacNeill e descobre que toda a família está à beira da morte por causa da disenteria. E infelizmente, eles não são os únicos e últimos a sucumbirem dessa doença. Claire explica para Jamie que a doença pode ser transmitida através de alimentos ou água contaminados.

Claire adotou Malva como sua aprendiz e mostra em seu microscópio a ameba que causou a disenteria. Malva desde o primeiro encontro com Claire sempre se mostrou curiosa com tudo o que Claire falava, vivia e tinha. Durante um dos muitos funerais causados pela doença, Claire adoece. Ela tem uma febre muito alta, fica inconsciente e sua saúde declina muito rápido. Jamie, Brianna, Lizzie e Malva, estão sempre ao seu lado cuidando dela. Durante o período que Claire está doente, Malva sempre está pela casa. Sendo cuidando de Claire ou se aproximando de Jamie. Ela prepara e serve o chá que Claire sempre faz para ele. Durante o estado de inconsciência de Claire, ela sonha com uma cobra dentro de sua casa e com o seu coração sendo esmagado. Em um desses sonhos, Claire acorda e vê, ou acha que vê Jamie parado na janela bebendo. Ela também vê Malva de pé atrás dele e colocando a mão em seu ombro.

Finalmente Claire acorda e Roger está ao seu lado. Ela fica chocada ao descobrir que ficou doente por uma semana e mais ainda ao saber que a sra. Bug e Malva cortaram o seu cabelo. Roger explica que tanto a sra. Bug como Malva cortaram o cabelo de Claire porque achavam que isso faria com que a febre dela baixasse. Eu sei que você Roger é bom e bobinho, mas Malva  cortou o cabelo de Claire para que ela ficasse feia para Jamie. Roger conta que Brianna ficou brava com as duas por terem feito isso. Claire não quer Jamie a veja assim, mas Roger diz que ele já a viu e chorou. E Jamie chorou porque ele odiou a ver com os cabelos cortados. Ele chorou porque ama o cabelo rebelde de Claire. Porque os cabelos são tão rebeldes e ferozes como a própria Claire. Porque ele ama passar as mãos pelos cachos rebeldes de Claire e sentir a maciez ao tocá-los, ver como eles mudam de cor conforme o tempo passa. E ele chorou porque ele temeu que ela morresse.

Só que Claire não morreu. Frágil e de cabelos curtos, mas a mesma médica determinada e teimosa que não pensou duas vezes em ver Tom Christie ao saber que ele teve a mesma doença que ela. Não era disenteria, mas uma espécie de infecção bacteriana como Claire pode entender pelos sintomas dos dois. A única coisa que não fazia sentido é que os dois não tiveram contato um com o outro, então como eles foram os únicos a adoecer com algo que geralmente é transmitido pela comida, água ou quando se está muito próximo? Ameba Malva? No último episódio Malva cortou um dedo do corpo em decomposição do Devorador de Pecados e por que?!? Para contaminar Claire e o pai? Malva não tem um bom relacionamento com seu pai. Há medo e desprezo dela para com ele. Mas o que ela ganharia com Claire fora da jogada? E com Jamie viúvo?

Claire melhora, Jamie e Roger vão participar do Congresso Continental. E como historiador, Roger está muito animado por fazer parte desse momento histórico, mas eis que a família Christie aparece e Tom Christie declara que Malva está grávida, mas que só vai dizer o nome do pai do seu filho na frente de Jamie. E não é que a Sonsa Malvada faz um espetáculo alegando que Jamie é o pai do filho que ela espera. Que dormiram juntos enquanto Claire estava doente e que ela conhece todas as cicatrizes no corpo dele. Certo que Jamie, Claire e Tom não sabem, mas nós vimos quando a Sonsa Malvada ficou na ponta dos pés só espionando quando nosso casal tinha um momento mais íntimo no celeiro há alguns episódios. Claire fica abalada quando Malva conta sobre uma noite quando Claire estava doente na cama e Jamie bebia na janela, então ela foi confortá-lo e eles se amaram ali mesmo.

E o sonho de Claire não poderia ser mais verdadeiro. Realmente havia uma cobra em sua casa. Foi a traição que atingiu Claire, mas não a de Jamie e sim a de Malva. Porque ela acredita no amor que existe entre ela e Jamie. Ela sabe que o amor que eles têm é de verdade. Ela desistiu de toda a sua vida pelo amor que eles têm. Brianna, Roger e Jemmy estão ali naquele mundo porque ela acreditou no amor deles. E ela não pode simplesmente acreditar que esse amor seja mentira. Eles passaram por muitas provações. E principalmente, ela sabe que Jamie jamais viraria as costas para um filho sendo quem fosse a mãe. Minha gente, eles sobreviveram a estupros, a perda da Faith, a fome, guerra, aos fantasmas de Frank e Laoghaire ea 20 anos de separação. Sinceramente vocês acham que a mentira de uma sonsa iria destruir esse amor? Jamais porque o amor de Jamie e Claire é atemporal. Mas Malva a traiu e isso doeu muito em Claire. Porque ela a tratou com carinho e passou conhecimento fazendo dela a sua aprendiz. É Claire simplesmente algumas pessoas não sabem e não conhecem o que é o amor. A família Christie sempre se mostrou uma família disfuncional, Tom rígido com os filhos e um fanático religioso. Malva contou para Ian que a mãe dela morreu na forca por crime de bruxaria. Desde que o irmão de Malva teve contato com Jamie e os bens dele sempre invejou tudo e sempre acusou Claire de bruxaria e, Malva não era a jovem inocente que gostava de parecer. Talvez Malva nunca tenha testemunhado um amor verdadeiro e achado que a beleza e juventude pudessem seduzir Jamie. Talvez nunca ninguém tenha amado Malva. Nem o pai, o irmão ou a mãe. E quando ela recebeu amor e bondade de Claire, ela não tenha conseguido aceitar porque simplesmente nunca soube o que era o amor. Vejam bem, não estou defendo a personagem, pelo contrário porque não gosto da Malva e ela fez muito mal, mas esmiuçando a sua personalidade tão complexa e sombria.

Jamie encontra Claire e ela confessa que acredita nele por todas as razões que acredita no amor deles, então Jamie confessa para Claire sobre Mary MacNab por se sentir culpado pela fé que ela deposita nele. E Claire sente um misto de raiva, ciúmes e tristeza pelos anos de separação e por tudo que passaram. Eu ri quando Claire perguntou: “Quem diabos é Mary Macnab?” Dramático, mas aposto que Claire ia tentar lembrar se Mary dava a melhor fatia de assado para Jamie ou a maior fatia de bolo. Enfim, Claire e Jamie decidem juntos lutarem contra o mundo, ou melhor, contra toda Fraser’s Ridge.

Enquanto Jamie está fora com Roger, Claire suporta os olhares de julgamento de toda a comunidade, que acredita nas mentiras de Malva e se afasta de Claire e de seu consultório. Claire até tenta falar com Malva sobre o que aconteceu e que não há como ela ficar entre ela e Jamie, porque eles já passaram por coisas muito piores e não há nada no mundo que possa separá-los. Malva responde com um: “Ninguém pode me ajudar, ninguém pode me salvar.” Olhem o desespero da criatura! Nisso o irmão de Malva, Allan, interrompe a conversa e acusa Claire de ser uma bruxa. E a Sonsa Malvada apoia essa afirmação mentirosa sobre a mesma mulher que sempre a tratou com respeito e bondade.

Ian conversa com Claire e fala que o filho que Malva espera pode ser dele porque eles fizeram sexo uma vez. Claire fala para Ian que Roger também a pegou com outro rapaz dentro da igreja e que não há como saber de quem seja o filho de Malva. Brianna conversa com Roger e pergunta se ele acredita que Jamie esteja falando a verdade, porque ela sabia que o seu pai Frank amava sua mãe, mas teve amantes. Roger sabe que Jamie é um bom homem e que o relacionamento de Jamie e Claire não pode ser comparado com o de Claire com Frank. Ele sabe que Jamie ama Claire e que ele é um homem honrado. Roger é ou não é o genro dos sonhos de Jamie? Fora o amor que Roger tem por sua sogrinha. 

No fim do episódio, Claire mais uma vez é assombrada pelo fantasma de Lionel Brown e também vê Malva vindo ao longe. Ela se tranca em casa e recorre a fuga do éter onde sonha com Malva e no sonho até a ameaça com uma faca. Quando Claire acorda ela vai trabalhar em seu jardim e se depara com o corpo de Malva ensanguentado e com a garganta cortada. Misericórdia que a Sonsa Malvada foi assassinada, meu Pai Louvado! Claire desesperada tenta fazer uma cesariana para salvar a criança, mas é tarde demais. É de partir o coração ver o desespero de Claire em tentar salvar o bebê de Malva e não há como não pensar em Faith e em toda a dor que Claire passou. Como também não há como deixar de falar sobre a ótima atuação de Caitriona Balfe e a sua entrega visceral ao papel.

Que episódio e que temporada, meus senhores! Realmente tudo virou de cabeça para baixo e infelizmente acho que isso é só o começo. Só dois episódios para o fim de temporada e já sofro com tudo o que pode acontecer com Jamie e principalmente Claire, fora que existe uma guerra chegando. Mas a pergunta que não quer calar para quem não leu os livros é: Quem matou Malva? Ansiosos para descobrir? Eu estou ansiosa para ver como tudo irá acabar.

Out¹: Frases do episódio: “Nada poderia torná-la menos bonita. “ – Roger Mackenzie

“ Você é muito linda, Sassenach. E eu te amo. “ – Jamie Fraser

“ Cristo, Sassenach! Não sobrou nada da sua bunda! “ – Jamie Fraser

Out²: Sou contra violência, mas Malva mereceu o tapa que Claire deu nela e lembrou na mesma hora outro tapa que Claire deu em uma loirinha lá na Escócia.

Out³: Não há melhor tratamento do que um peludo aconchegado a você. Claire e Adso que o digam.

Out4: A reação de Tom ao ver Claire sem os seus cachos rebeldes e ele tem uma quedinha por ela. Aliás, belo chapelão que ela arrumou para visitar o Tom. Até parece comigo indo à praia de protetor e chapéu e mesmo assim com medo de virar camarão.

Conheça nossas redes sociais:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s