Os sonhos são as manifestações virtuais do nosso estado psicológico e emocional pelo nosso inconsciente durante o sono, quando o cérebro é estimulado por REM (Rapid Eye Movements).

O sonho lúcido é diferente do sonho normal, em que os indivíduos estão conscientes dos seus sonhos e podem dirigir livremente os acontecimentos que ocorrem nos seus sonhos.

Os sonhos lúcidos podem ocorrer de duas formas: sonhos lúcidos espontâneos e sonhos lúcidos induzidos. Os sonhos lúcidos espontâneos ocorrem de forma natural e involuntária, quando um indivíduo se torna subitamente consciente do sonho.

Enquanto que o sonho lúcido induzido é induzido voluntariamente, seguido de certas práticas que promovem o sonho lúcido.

O sonho lúcido induzido permite que os indivíduos assumam o controlo total dos acontecimentos que ocorrem nos seus sonhos, em consequência do que podem expressar plenamente a sua criatividade e os seus desejos.

Muitas personalidades famosas e celebridades são sonhadores lúcidos, onde também partilharam os seus sonhos únicos e excitantes que encorajaram e seduziram muitas pessoas a aprender a sonhar lúcido e a aventurar-se nos seus desejos e sonhos pessoais.

Segue-se a lista de alguns sonhadores lúcidos famosos que conquistaram o domínio do sonho lúcido e realizaram maravilhas nas suas vidas.

1) Nikola Tesla

Este génio sérvio do século XIX é conhecido por ser um famoso sonhador lúcido, seguido pelo seu inigualável potencial criativo e intelectual.

É interessante notar que uma das suas famosas inovações no campo do eletromagnetismo, que abriu caminho para o fornecimento moderno de eletricidade, foi inspirada pelos seus sonhos lúcidos.

Utilizando o poder do sonho lúcido e empregando os seus sentidos visuais amplificados, foi capaz de realizar uma série de experiências virtuais sem ter de as executar, o que lhe permitiu identificar as lacunas nas suas ideias e realizar experiências bem sucedidas posteriormente.

Tesla não só canalizou o meio do sonho lúcido para se adequar ao seu objetivo, como o melhorou, moldando-o e intensificando-o para conseguir maravilhas.

Em 1892, Tesla teve um sonho lúcido em que viu a sua mãe a morrer e, depois do sonho, foi a correr de Paris para a sua cidade natal, onde descobriu que ela estava de facto no leito da morte.

Nikola Tesla transmite uma mensagem poderosa de que a mente humana é capaz de realizar maravilhas. É tudo uma questão de limitação pessoal e de criatividade de cada um, até que ponto consegue libertar o seu potencial oculto.

2) Leonardo DiCaprio

DiCaprio é um dos actores mais queridos de Hollywood, que mais uma vez encontrou a sua proeminência na indústria com o seu desempenho excecional em Inception, um thriller científico que mergulha profundamente no mundo e nas possibilidades do sonho lúcido.

A personagem de DiCaprio no filme não é apenas um sonhador lúcido principal, mas o próprio ator tem sonhado lúcido há já algum tempo.

3) James Cameron

Diz-se muitas vezes que a grande obra de arte nasce das estradas da imaginação e da criatividade a que só alguns podem aceder.

O realizador do famoso filme Avatar, lançado em 2009, James Cameron, é um exemplo que encontrou no filme a sua inspiração para o sonho lúcido.

O mundo imaginário e exótico que se destaca em Avatar levou o realizador a mergulhar na sua criatividade pessoal e a aceder à sua imaginação através de meios que lhe permitissem controlar os limites e a vivacidade das suas visões.

Numa entrevista, Cameron explica a sua ideia de sonho lúcido como a obtenção de um estado de êxtase para alcançar o inatingível que sempre desejou desde a sua infância.

Afirmou que, tal como ao ver um filme, somos sugados para dentro das cenas, encontrando-nos situados na ação que está a decorrer no filme; o sonho lúcido também nos permite aceder a um mundo onde podemos viver os nossos sonhos, sem quaisquer limites ou limitações realistas que nos prendam.

4) James Cameron

Todos devem conhecer Stephen King pela famosa adaptação cinematográfica do seu livro, TI Stephen King, que é conhecido como o maior escritor de terror da atualidade, é também um conhecido sonhador lúcido.

Stephen King desvendou a ligação entre a transcrição dos seus sonhos e um trabalho inigualável de artes criativas. É um defensor aberto do "sono criativo", um conceito em que o escritor entra num estado liminar em que a sua mente consciente adormece, mas o poder criativo permanece ativo e consciente, permitindo ao escritor explorar a sua imaginação sem limites para produzir obras de ficção de mestre.

Até o próprio Stephen King reconheceu que as suas obras famosas eram o produto dos seus sonhos lúcidos.

5) Chris Nolan

Já mencionámos o ator principal do famoso Incepção Leonardo DiCaprio é um famoso sonhador lúcido, mas também é interessante saber que o argumentista e realizador do filme, Incepção, O próprio Chris Nolan encontrou a sua inspiração para esta obra-prima como consequência dos seus sonhos lúcidos.

Na sua entrevista ao Los Angeles Times, o realizador expressou a inspiração por detrás do filme Incepção O autor, que sempre quis "explorar o sonho e a vida onírica como um outro estado da realidade", afirma que esta ideia foi plenamente explorada nas suas obras.

6) Albert Einstein

Albert Einstein, um mestre médico e provavelmente o cientista mais conhecido do mundo, também não está separado do mundo dos sonhos lúcidos.

Einstein é famoso por ter apresentado a sua teoria da relatividade, que estabelece uma ligação entre o tempo e o movimento. Aparentemente, esta compreensão profética das leis universais surgiu a Einstein num sonho.

Não há provas visíveis de que ele fosse um sonhador lúcido, mas as suas longas fases de contemplação podem ser interpretadas como sonhos lúcidos, uma vez que era uma prática conhecida na altura.

7) Richard D James

Richard D James, também conhecido pelo seu nome artístico Aphex Twin, é um músico conhecido da década de 1990.

Ele pode não ser tão famoso como os Beatles na altura, mas a sua música ganhou destaque na indústria musical pelas suas batidas techno inteligentes e letras cativantes.

É muitas vezes considerado como estando à frente do seu tempo em termos de batidas musicais. Encontrou a sua inspiração para a sua música produzida através de sonhos lúcidos.

Gravou as inspirações encontradas nos seus sonhos e, consequentemente, produziu longas composições que requerem um génio da música para compreender e apreciar verdadeiramente a sua essência.

8) Salvador Dali

Salvador Dali, um pintor surrealista espanhol do século XX, também era conhecido por ser um famoso sonhador lúcido antes mesmo de o termo ser cunhado ou reconhecido no meio académico científico.

Treinou a sua mente para planear previamente os sonhos que iria ter, o que lhe permitiu exercer um controlo total sobre o que sonhava. As suas famosas obras artísticas, incluindo o sono (1937) e Sonho provocado pelo voo de uma abelha em torno de uma romã um segundo antes de despertar (1944), foram inspirados nos seus sonhos lúcidos.

Com a interpretação e redefinição dos sonhos pelo famoso filósofo e psicólogo da época, Sigmund Freud, nas suas obras, A interpretação dos sonhos (1920), Salvador Dali começou a exprimir sonhos através das suas obras de arte.

Misturou sonhos e realidade através da sua expressão artística, produzindo obras de arte que se tornaram um deleite estético para os espectadores.

9) Thomas Edison

Thomas Edison, um dos maiores inventores que a história já testemunhou, lançou as bases da eletrónica e das telecomunicações para o mundo vindouro.

Mas onde é que ele se inspirou para as suas invenções extraordinárias? A resposta é correcta: nos sonhos. Tudo é possível se pudermos sonhar com isso; se a imaginação puder aceder a algo, existe a possibilidade de o tornar real.

Este era o lema de Edison que lhe permitia traduzir os seus sonhos em realidade. Era um sonhador lúcido ativo do seu tempo e utilizava o sonho lúcido como uma técnica para manter o seu estado de "pensamento" e "criatividade".

A técnica dominante que utilizou foi a "técnica de voltar a acordar na cama", que lhe permitiu aceder facilmente ao mundo do sonho lúcido, através do qual conquistou maravilhas.

10) Richard Feynman

Richard Feynman, um conhecido psicólogo americano, declarou-se abertamente como um sonhador lúcido numa das suas obras famosas, Certamente está a brincar, Sr. Feynman .

Dedicando um capítulo inteiro ao mundo do sonho lúcido, falou das experiências que realizou com o sonho lúcido e do impacto que teve na sua vida.

Não só apresentou os relatos das suas experiências pessoais, como também expôs as técnicas para os indivíduos acederem ao mundo dos sonhos lúcidos.

11) Richard Linklater

Outro proeminente argumentista e realizador americano, Richard Linklater, também não é alheio ao mundo dos sonhos lúcidos.

A sua filiação e inspiração no mundo do sonho lúcido podem ser vistas na sua famosa obra, Waking Life (2001).

O filme explora o paradoxo entre o sonho e a realidade e gira em torno da questão de saber em que reino estamos a viver; estamos a viver a realidade ou esta é apenas o reflexo de um sonho perpétuo do qual acabamos por acordar?

Conclusão

Para concluir, o mundo do sonho lúcido não é estranho a celebridades famosas e personalidades proeminentes. A ideia pode ter encontrado o seu nome nos últimos séculos, mas o mundo do sonho lúcido tem sido acessível a indivíduos desde o início dos tempos.

Revisitando o registo destes sonhadores lúcidos proeminentes, podemos concluir que o sonho lúcido não só permite aos indivíduos explorar um mundo de novas possibilidades, como também permite aos indivíduos utilizar o meio do sonho lúcido para alcançar maravilhas.

Obrigado por dedicar algum tempo à leitura deste artigo!