Os sonhos são acontecimentos regulares durante o sono, manifestações do nosso cérebro subconsciente que reflectem frequentemente o nosso estado psicológico e emocional.

São infinitos os tipos de situações e ocorrências com que nos deparamos durante um sonho, em que alguns podem induzir emoções felizes e positivas e em que alguns sonhos se tornam os nossos pesadelos, enchendo as nossas mentes de ansiedade e pavor.

A maior parte das vezes, não temos consciência dos nossos sonhos, que nos parecem realistas, tangíveis e actuais, pelo que é frequente acordarmos a chorar, a gritar ou a suar depois de um sonho indesejável.

Os sonhos induzem respostas e reacções corporais semelhantes às de uma situação real, mas nem todos os sonhos são subconscientes.

Por vezes, estamos bem conscientes das visões e sonhos que temos e, em algumas circunstâncias, podemos até exercer controlo sobre o nosso sonho.

Este tipo de sonhos em que se está consciente dos sonhos que se está a ter são conhecidos como sonhos lúcidos.

O que são sonhos lúcidos?

O sonho lúcido é uma condição em que se tem consciência de que os acontecimentos com que se está a sonhar não são reais ou não têm qualquer influência na vida em estado de vigília.

São vívidos e realistas, mas a sua consciência do sonho é um sonho que lhe permite tornar-se um participante ativo do sonho e, por vezes, manipular as situações do sonho de acordo com a sua vontade.

A ideia de "sonhos lúcidos" existe há séculos. Há mais de um milénio que as pessoas relatam ter "sonhos conscientes", remontando à era grega.

Estudos e relatórios recentes mostraram que quase metade das pessoas em todo o mundo já teve um sonho lúcido, pelo menos uma vez na vida.

A maioria dos sonhadores acorda depois de ter tido um episódio de sonho lúcido, enquanto alguns continuam a dormir, sem serem perturbados.

Tal como os sonhos não lúcidos, os sonhos lúcidos também são enquadrados pelos nossos elementos inconscientes, onde as nossas apreensões, medos, problemas, desejos podem materializar-se sob a forma de sonhos lúcidos.

Os sonhos lúcidos também permitem ao sonhador recordar as memórias da sua vida desperta no seu sonho e aceder à sua memória consciente.

Os sonhos lúcidos podem ser recordados com pormenor e exatidão depois de acordar, em comparação com os sonhos não lúcidos, em que o sonhador esquece frequentemente o sonho ou recorda apenas algumas passagens do mesmo.

Como é que ocorrem os sonhos lúcidos?

Os sonhos lúcidos são muitas vezes espontâneos, mas também podem ser induzidos voluntariamente. Os sonhos não lúcidos assemelham-se mais a ver um filme em que se actua como primeira pessoa, ao passo que, nos sonhos lúcidos, o sonhador assume o controlo da situação e está envolvida uma cognição ativa por parte do sonhador.

As pessoas experimentam duas condições principais de sono quando estão a dormir: a primeira é o sono não-REM (Non Rapid Eye Movements), em que a atividade cerebral é baixa e os sinais vitais do corpo são normais, incluindo um batimento cardíaco lento, movimentos oculares constantes, etc.

Comparado com o sono não-REM, o sono REM (Rapid Eye Movement) é uma condição progressiva em que há um aumento da atividade cerebral, seguido de movimentos rápidos dos olhos e de um batimento cardíaco elevado.

Os sonhos lúcidos ocorrem quando uma pessoa está a passar por um sono REM ou várias horas depois, o sonhador torna-se consciente do sonho e pode participar como manipulador dos acontecimentos.

A neuropsicologia ainda não é capaz de dar uma resposta exaustiva sobre como e porquê ocorrem os sonhos lúcidos.

Estudos recentes demonstraram que o córtex pré-frontal do cérebro, envolvido na tomada de decisões, na gestão de tarefas e na recuperação da memória, está altamente ativo nas pessoas que têm um sonho lúcido.

Os sonhos lúcidos frequentes são também registados em indivíduos que têm o hábito de pensar demasiado ou de se agarrar a acontecimentos stressantes da sua vida em vigília.

Tipos de sonhos lúcidos

Como já foi referido, os sonhos lúcidos não estão separados do nosso inconsciente, mas são manifestados pelo nosso estado inconsciente, formando uma ponte entre o estado de sono e o estado de vigília.

O sonhador não está nem a dormir nem totalmente acordado quando está a ter um sonho lúcido. Assim, os cientistas especularam que podem existir dois tipos diferentes de sonhos lúcidos:

1) Um sonho lúcido iniciado no sonho (DILD) e 2) sonho lúcido iniciado em vigília (WILD) Como sabemos que os sonhos são um resultado do sono REM, é mais frequente a ocorrência de DILD do que de WILD.

#1 Sonho Lúcido Iniciado por Sonho (DILD)

Os sonhos lúcidos iniciados no sonho (DILD) são frequentemente um fenómeno espontâneo em que o sonhador entra num estado de lucidez.

Cerca de 80% dos sonhos lúcidos são o resultado de DILD, em que os sonhos não lúcidos se transformam em sonhos lúcidos.

O sonhador toma consciência do absurdo do sonho, em que os acontecimentos e as situações começam a tornar-se irrealistas ou deslocados, por exemplo: andar sobre a água, voar, mudanças bruscas de cenário, ou a situação falecida a ganhar vida, etc.

A perceção de que o sonho é um sonho resulta num estado de lucidez em que se torna um observador ativo e participante do sonho.

Existem vários factores que podem induzir DILD (sonhos lúcidos iniciados em sonhos), incluindo um pesadelo ou um episódio súbito de ansiedade após um pesadelo.

Outras situações podem envolver uma mudança extrema de emoções, por exemplo, ficar embaraçado ou encantado com uma determinada situação.

O sonhador acorda frequentemente do sonho depois de ter entrado num estado de lucidez e pode ser capaz de recordar os acontecimentos do sonho com todo o pormenor.

O sonhador pode identificar o sonho lúcido iniciado no sonho (DILD) utilizando três das seguintes técnicas.

  1. Reconhecimento de objectos

O reconhecimento de objectos é o gatilho comum para um sonho lúcido. Ser capaz de identificar um objeto que tem uma ligação próxima com resultados reais em DILD.

O exemplo mais básico de reconhecimento de objectos num sonho são as mãos. Ser capaz de encontrar as suas mãos, concentrar-se nelas e ser capaz de as mover resulta num gatilho para induzir DILD conscientemente.

  1. Reconhecimento de alterações de texto (TCR)

O texto nunca é constante ou fixo enquanto se sonha. Encontrar e concentrar-se em qualquer texto, por exemplo, um letreiro de um outdoor, um anúncio na televisão, um sinal na estrada, um número de telefone, etc., ajudá-lo-á a perceber que está a sonhar.

  1. Encontrar o absurdo

A terceira forma comum de identificar se está a sonhar é encontrar objectos irrealistas ou absurdos no ambiente que o rodeia.

Por exemplo, um cavalo a voar, um peixe a andar, falar com animais, etc. O tempo é o elemento absurdo mais significativo num sonho.

Observar a cronologia dos acontecimentos ou reparar na mudança entre o dia e a noite para poder detetar um sonho. Assim que se aperceber do absurdo do sonho, terá como resultado o DILD (sonho lúcido iniciado no sonho).

#2. Sonho Lúcido Iniciado na Vigília (WILD)

O sonho lúcido iniciado em vigília (WILD) é uma prática ativa de indução de lucidez enquanto se está acordado. É preciso concentração e prática para induzir sonhos lúcidos iniciados em vigília (WILD) voluntariamente.

Este estado permite ao sonhador manter uma consciência reflexiva contínua enquanto adormece, e depois entrar num estado de lucidez, diretamente a partir do estado de vigília. Os sonhos WILD ocorrem frequentemente de manhã ou durante as sestas da tarde.

Para entrar no WILD (sonhos lúcidos iniciados na vigília), os indivíduos têm de se concentrar e manter a sua mente consciente.

Os sonhos WILD são difíceis de iniciar quando comparados com os DILD, porque se faz a transição direta do estado de vigília para o estado lúcido, mantendo a consciência, o que por vezes leva anos a dominar. O processo é simultaneamente demorado e desafiante.

Existem várias técnicas e práticas disponíveis para induzir o WILD.

  • #1. A primeira e mais importante técnica é relaxar e certificar-se de que nada o perturba entre o processo.
  • #2. Livre-se de qualquer distração, por exemplo, telemóveis, despertadores, pessoas, etc. Ponha-se à vontade.
  • #3. Utilize tampões para os ouvidos e máscaras de dormir para bloquear qualquer ruído ou luz no seu ambiente.
  • #4. Gerir os seus pensamentos, não se distrair.
  • #5. Fique quieto para enganar o seu corpo e adormecê-lo. Em breve começará a sentir-se entorpecido e leve como se estivesse ''
  • #6. Em breve terá alucinações vívidas e imagens que reflectem diferentes padrões e situações, o que marca o início de um estado lúcido.
  • #7. Se continuar a não interpretar o sonho, entrará gradualmente no sonho. Procure verificações da realidade utilizando os passos mencionados em DILD. Quando estiver consciente do sonho e tiver entrado num estado de lucidez, a única limitação para experimentar quaisquer possibilidades será a sua criatividade.

Benefícios e riscos envolvidos no sonho lúcido

O sonho lúcido tem vários benefícios e vantagens, incluindo ser ousado e atrevido no sonho porque tem consciência de que o sonho não tem qualquer ligação com a sua realidade.

Os sonhos lúcidos permitem que as pessoas se confrontem com os seus pesadelos e ajudam-nas a ultrapassá-los.

Ser capaz de reconhecer o sonho como um sonho permite ao sonhador manipular os seus sonhos indesejados e controlar as situações em conformidade.

Os sonhos lúcidos também ajudam o sonhador a ultrapassar as suas fobias e também aumentam a sua imaginação e capacidade criativa.

Os inconvenientes do sonho lúcido incluem problemas de sono, uma vez que a pessoa que dorme não consegue manter um estado de sono estável devido à sua consciência ativa.

Pode ocorrer um estado de desrealização para o sonhador, em que ele ou ela é incapaz de distinguir a realidade do sonho. A paralisia do sono é também um problema frequente experimentado por sonhadores lúcidos frequentes.

Conclusão

Para concluir, o sonho lúcido é um estado de consciência ativa do sonho. Os sonhos lúcidos ocorrem frequentemente como resultado do sono REM, em que o sonhador pode entrar num estado de consciência lúcida.

Os cientistas identificaram dois tipos de sonhos lúcidos, incluindo o DILD (sonhos lúcidos iniciados no sonho) e o WILD (sonhos lúcidos iniciados na vigília).

Os benefícios de ter ou induzir sonhos lúcidos são múltiplos; no entanto, os sonhadores lúcidos também correm vários riscos.

Obrigado por dedicar algum tempo à leitura deste artigo!