Sonho lúcido Por exemplo, alguns exercícios de meditação são necessários para formar as partes que promoverão os sonhos lúcidos.

Outros seriam óptimos para melhorar a visualização e o nível de consciência do sonhador. Por conseguinte, é necessário conhecer os melhores tipos de meditação para o sonho lúcido para ter o controlo total do seu sonho.

5 melhores tipos de meditação para ter sonhos lúcidos

Vários estudos científicos apoiaram a ideia de que a meditação pode induzir sonho lúcido Ambos os conceitos requerem um nível mais elevado de consciência. Ambos o ajudarão a tornar-se mais concentrado, reflexivo e autoconsciente. Ambas as práticas podem melhorar drasticamente as suas capacidades de visualização e recordação de sonhos.

Quer esteja a praticar uma técnica de meditação mais profunda ou a fazer um simples exercício de respiração, isso ajudá-lo-á a atingir um estado de relaxamento e a aumentar a probabilidade de ter um sonho lúcido. Eis algumas meditações possíveis que pode utilizar.

  1. A meditação respiratória pode manter a sua mente calma

Quando estiver a fazer a meditação respiratória, procure um local calmo e tranquilo. Pode sentar-se numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas.

O segredo por detrás desta técnica é manter as costas direitas, o que evitará que se sinta sonolento. Deixe que os seus olhos se fechem naturalmente enquanto se concentra na sua respiração.

Evite respirar de forma a controlá-la propositadamente; deixe-a progredir organicamente. Respire pelas narinas. Preste atenção à reação do seu corpo à medida que o ar entra e sai do seu sistema.

Inicialmente, os seus pensamentos estarão confusos e provavelmente pensará que será impossível atingir um estado de atenção plena, uma vez que a sua mente está mais ocupada.

No entanto, este é um sinal de que o seu cérebro está a atingir um estado de consciência mais elevado. Está a começar a reconhecer os diferentes pensamentos que tem dentro da sua mente.

Seguir a sua linha de ideias pode ser bastante tentador, mas é preciso resistir-lhe. Mantenha-se concentrado no ar que entra e sai do seu nariz.

Há alturas em que não se aperceberá de que a sua mente está a divagar, mas tem de a fazer regressar imediatamente. Tem de manter este estado durante cerca de 10 a 15 minutos.

Eventualmente, notará que atingiu o estado de atenção plena e perceberá que a sua mente está mais lúcida. Pode permanecer neste estado durante o tempo que quiser.

Esta técnica de respiração deve ser praticada diariamente, antes de dormir ou ao acordar. Para além de ajudar a experimentar sonhos lúcidos Este medicamento também pode ajudá-lo a aliviar as suas ansiedades, pois controla a resposta do seu corpo quando se sente deprimido.

  1. Concentrar a mente com meditação guiada

Procure um local onde se possa sentar tranquila e confortavelmente. Tal como na meditação respiratória, concentre-se na sua respiração e deixe que os seus olhos se fechem.

Este processo é necessário para aumentar a sua consciência e para se dissociar mentalmente do estado físico. Imagine que está a passear por um jardim deslumbrante.

O jardim é selvagem, natural e extenso. Concentre-se no ar puro que entra nos seus pulmões e observe o ambiente calmo e pacífico.

O seu objetivo ao fazer a meditação guiada é utilizar capacidades de visualização que irão aumentar a sua consciência do seu reino imaginário e libertar-se das suas ansiedades e de quaisquer pensamentos persistentes.

Escute o silêncio que acalma os seus nervos. Pode ouvir o farfalhar das folhas, o correr da água ou o chilrear dos pássaros. A música e as imagens serão melhores se tiver um imaginário mais robusto.

Eventualmente, será capaz de sentir a textura da pedra ou da relva sob os seus pés, a suavidade da pétala de uma flor e o ar quente que circula pelo seu corpo.

A sua ação deve ser deliberada, mas lenta, e deve ser feita com o tempo necessário para sentir a tranquilidade e a grandeza do jardim.

À medida que continuar a explorar este caminho, a sua concentração melhorará. O seu cenário mudará, pelo que poderá deixar de achar esta atividade redundante e aborrecida.

Normalmente, são necessários apenas 15 minutos para entrar neste estado de transe, em que se tem uma pequena consciência do corpo físico, e pode ficar aí o tempo que quiser.

Não há limite de tempo para esta meditação. No final da meditação, saia suavemente do estado de transe contando para trás de 5 a 1 enquanto respira fundo.

  1. Observador neutro

Ao utilizar a meditação do observador neutro, limitar-se-á a observar os seus pensamentos enquanto adormece. No entanto, não se deixe levar pelas suas visões.

Deixe-o fluir naturalmente; não interfira com ele. Seja a testemunha silenciosa de um acontecimento importante que está a ocorrer. Se fizer isto corretamente, ficará surpreendido com a facilidade com que pode ter um sonho lúcido.

Reserve alguns minutos para se instalar numa posição confortável. Pode sentar-se ou deitar-se enquanto se concentra na sua respiração. Quando estiver pronto, permita que o fluxo de pensamentos apareça.

Gradualmente, solte a sua respiração e deixe-a recuar no fundo. Reconheça que os seus pensamentos são meras ocorrências de eventos mentais que estão livres de carga emocional.

Permita que estas imagens, pensamentos e sensações fluam. Talvez queira ser mais sensível aos conselhos e comentários que está a dar.

Imaginem que estão apenas a ver uma televisão e que podem baixar o volume, para verem simplesmente o acontecimento e não serem afectados pela vossa interpretação e comentário.

  1. Meditação de 60 segundos

É talvez a técnica de meditação mais simples que se pode realizar para alcançar sonho lúcido Pode realizá-lo em qualquer altura e em qualquer lugar.

No entanto, para favorecer a lucidez, é preferível fazê-lo antes de adormecer. Deve concentrar-se na sua respiração durante pelo menos 60 segundos.

É necessário estar plenamente consciente da sua respiração, mas não tente controlá-la. Nunca tente alterar o ritmo da sua respiração.

Haverá alturas em que a sua mente mudará de foco, mas tem de voltar a concentrar-se imediatamente na sua respiração.

É provável que pense que só demora um minuto, mas para quem é novo neste método, todo o processo parecerá uma eternidade.

Esta técnica de atenção plena é bastante eficaz e poderosa. O objetivo desta técnica é desviar o foco da sua mente dos seus pensamentos quotidianos.

Estará desligado dos seus diálogos e julgamentos interiores relacionados com os seus problemas, desejos, interesses, coisas aleatórias e devaneios.

Quando se torna mais adepto desta técnica de meditação, pode facilmente meditar e entrar imediatamente num estado de sonho vívido.

Pode fazê-lo sentado no chão e, por vezes, até adormecer quando está a meio da meditação. Deixar-se adormecer enquanto está neste estado meditativo é uma forma prática de ter um sonho lúcido.

  1. A técnica de meditação da imaginação

É um método prático que o ajudará a dominar o sonho lúcido. Neste método, precisará da ajuda de um objeto, como uma vela acesa ou uma maçã.

Coloque estes objectos ao nível dos olhos e olhe para eles sem pestanejar. Terá de o fazer durante alguns minutos. Depois de o fazer, feche os olhos e tente imaginar a imagem na sua mente.

É preciso algum tempo e muita prática para conseguir manter a imagem durante um período mais longo.

É um tipo de técnica que requer a sua imaginação e que pode ter um efeito direto na sua vigilância e no seu nível de consciência enquanto sonha.

Ouvir música enquanto faz isto pode ajudá-lo a conseguir uma meditação mais profunda. Considere ouvir entretenimento de ondas cerebrais e batidas binaurais. Isto encorajará o seu cérebro a entrar num estado de relaxamento.

O que é a meditação?

A meditação é a prática de entrar num estado de atenção plena que é utilizada há mais de 5000 anos e que, originalmente, faz parte de uma religião.

No entanto, não significa necessariamente que tenha de ser religioso para o fazer. Na ciência, isto é classificado como psicofisiologia, que estuda a forma como a mente afecta o corpo humano.

Para entrar em lucidez, é necessário ter uma mente calma e um nível mais elevado de concentração mental.

Conclusão

O melhores tipos de meditação para o sonho lúcido Os exercícios que mencionámos acima são excelentes para aumentar a sua autoconsciência. Limparão as distracções da sua mente e permitir-lhe-ão estar mais concentrado.

Pode até ter controlo total sobre o ambiente e o cenário, o que promoverá ainda mais o relaxamento e as imagens vívidas quando sonha.

Através da meditação, terá consciência de que está a sonhar e poderá influenciar o enredo do seu sonho.

Obrigado por dedicar algum tempo à leitura deste artigo!